21 – 25 de ago. de 2023
IFSC/USP
Fuso horário America/Sao_Paulo

Dinâmica de grupos casuais

21 de ago. de 2023 09:00
1h 30m
Salão de Eventos USP

Salão de Eventos USP

Prêmio YPM 9h00 - 10h30

Descrição

Grupos Casuais são parte do que rege as relações sociais, pois determinam os grupos que são formados em um determinado espaço. Como numa festa, estudar a formação de diferentes tamanhos de grupo, quem deixa a festa ou quem permanece sozinho, estudar estes comportamentos é estudar a Dinâmica de Grupos Casuais. Portanto, Grupos Casuais são grupos formados de maneira espontânea ou aleatória. O fato de não terem uma estrutura prévia e serem formados apenas para a realização de uma atividade dá aos grupos uma grande liberdade de como podem se organizar, já que, em geral, não há conexões feitas previamente. Alguns exemplos de grupos casuais são: festas ou pausas no trabalho de funcionários em grandes empresas, um grupo voluntário, discussões em fóruns online ou mesmo relações em grupos de animais sociais. Como grupos que tem um grau de liberdade alto em suas conexões, a maneira de como modelar seus comportamentos tende a ser complexa. Portanto, em nosso trabalho escolhemos trabalhar com um modelo mais simples de Dinâmica de Grupos Casuais, o modelo de Dois Grupos, desenvolvido por Harrison White em 1962. (1) Dessa forma, buscando entender de forma básica a Dinâmica de Grupos Casuais e aprender a trabalhar com simulações estocásticas por meio do algoritmo desenvolvido por Gillespie. (2-3) Nesse modelo de Dois Grupos, temos dois parâmetros principais que determinam a probabilidade de haver entrada ou saída de indivíduos no sistema. E a partir desse modelo, foi feito um estudo analítico e estocástico do problema. A análise numérica do problema é baseada na probabilidade da existência de uma formatação dos grupos. Ao utilizar o algoritmo de Gillespie são simulado possíveis processos que podem ocorrer em nosso modelo de forma que é possível estudarmos uma única simulação e vermos sua situação de equilíbrio ou podemos fazer uma média temporal de diversas simulações. A partir dessas análises podemos estudar em detalhe o sistema de Dois Grupos e ter uma melhor compreensão quanto as Dinâmicas de Grupos Casuais.

Referências

1 WHITE, H. Chance models of systems of casual groups. Sociometry, v. 25, n. 2, p. 153-172, 1962.

2 GILLESPIE, D. T. Exact stochastic simulation of coupled chemical reactions. Journal of Physical Chemistry, v. 81, n. 25, p. 2340-2361, 1977.

3 GILLESPIE, D. T. A general method for numerically simulating the stochastic time evolution of coupled chemical reactions. Journal of Computational Physics, v. 22, n. 4, p. 403-434, 1976.

Certifico que os nomes citados como autor e coautor estão cientes de suas nomeações. Sim
Palavras-chave Grupos casuais. Processos estocásticos. Algoritmo de Gillespie.
Orientador e coorientador José Fernando Fontanari
Subárea 1 Física Estatística e Termodinâmica
Subárea 2 (opcional) Simulação Numérica
Subárea 3 (opcional) Física Aplicada à Biologia e à Medicina
Subárea 4 (opcional) Física Matemática
Agência de Fomento Sem auxílio
Número de Processo Não se aplica.
Modalidade INICIAÇÃO
Concessão de Direitos Autorais Sim

Autor primário

Matheus Antônio Sanches (Instituto de Física de São Carlos - USP)

Co-autor

José Fernando Fontanari (Instituto de Física de São Carlos - USP)

Materiais de apresentação

Ainda não há materiais