21 – 25 de ago. de 2023
IFSC/USP
Fuso horário America/Sao_Paulo

A fotoxidação em bactérias persistentes

21 de ago. de 2023 14:00
1h 30m
Salão de Eventos USP

Salão de Eventos USP

Normal 14h00 - 15h30

Descrição

A resistência antimicrobiana é um problema de saúde mundial que decorre do uso indiscriminado de antibióticos, resultando no surgimento e disseminação de patógenos resistentes. A persistência bacteriana é um fenômeno fenotípico no qual um subconjunto de bactérias sobrevive a doses letais de antibióticos, levando a infecções persistentes e dificuldades de tratamento. A inativação fotodinâmica (PDI) combina o uso de fotossensibilizadores e luz específica para gerar espécies reativas de oxigênio que podem inativar bactérias. Estudos têm mostrado que a combinação de PDI e antibióticos tem efeitos sinérgicos no tratamento de infecções. (1) O uso de PDI combinado com antibióticos é uma abordagem promissora para o tratamento de infecções persistentes. O presente estudo encontra-se nos estágios iniciais. Foi utilizada a bactéria Staphylococcus aureus (ATCC 25923). A cepa é cultivada em meio Brain Heart Infusion (BHI) durante a noite a 37 ° C e 150 rpm. O inóculo é centrifugado, ressuspenso em solução salina tamponada com fosfato (PBS) e padronizado para 107 a 108 unidades formadoras de colônias por mililitro (CFU/mL). A partir do preparo do inoculo foi feito a curva de crescimento da bactéria. E para a curva de time-dependent killing a bactéria foi reativada e cultivada da mesma forma que foi citado anteriormente e após esses passos foi feito a diluição do inoculo bacteriano em uma concentração de 1:1000 e novamente esse inoculo foi incubado em uma incubadora shaker por 3h até atingir a fase estacionaria, em seguida 1mL foi transferido para tubos eppendorfs e adicionado o antibiótico, voltando para incubação e depois 3h foi coletado as amostras para determinar o UFC/mL. (2)

Referências

1 NIMA, G. et al. Photodynamic inactivation of Streptococcus mutans by curcumin in combination with EDTA. Dental Materials, v. 37, n. 1, p. e1-e14, Jan. 2021.

2 BALABAN, N. Q. et al. Definitions and guidelines for research on antibiotic persistence. Nature Reviews Microbiology, v. 17, n. 7, p. 441-448, July 2019.

Certifico que os nomes citados como autor e coautor estão cientes de suas nomeações. Sim
Palavras-chave Persistência. Antibiótico. Inativação fotodinâmica.
Orientador e coorientador Kate Cristina Blanco
Subárea 1 Física Aplicada à Biologia e à Medicina
Subárea 2 (opcional) Microbiologia
Agência de Fomento Sem auxílio
Número de Processo Não se aplica
Modalidade MESTRADO
Concessão de Direitos Autorais Sim

Autores primários

Bruna Carolina Corrêa (Instituto de Física de São Carlos - USP) Prof. Kate Cristina Blanco (Instituto de Física de São Carlos - USP)

Materiais de apresentação

Ainda não há materiais