21 – 25 de ago. de 2023
IFSC/USP
Fuso horário America/Sao_Paulo

Estudo do sinergismo de arabinofuranosidase de Bifidobacterium longum com xilanases para produção de pré-bióticos a partir de bagaço de cana-de-açúcar

21 de ago. de 2023 10:30
1h 30m
Salão de Eventos USP

Salão de Eventos USP

Normal 10h30 - 12h00

Descrição

Rejeitos agroindustriais frequentemente são materiais ricos em celulose, hemicelulose e lignina (materiais lignocelulósicos). O reaproveitamento desses materiais com objetivo de obter produtos de valor agregado tem sido uma tendência da indústria agrícola por mitigar problemas de descarte e aumentar lucros. Tal reaproveitamento, passa, necessariamente, pela desconstrução e fracionamento do material lignocelulósico, cuja fração hemicelulósica é amplamente explorada nesse contexto. Particularmente, são de interesse biotecnológico mecanismos de degradação do xilano, que é o principal constituinte da hemicelulose da cana-de-açúcar, cuja cultura é um dos principais motores da agroindústria brasileira. (1) O xilano de bagaço de cana-de-açúcar apresenta um esqueleto principal constituído de unidades de xilopiranosídeo, ao qual estão ancorados, como ramificações, resíduos de arabinofuranosídeo. (2) A presença dessas ramificações é fator dificultador da hidrólise enzimática do xilano por xilanases, uma vez que elas apresentam impedimentos estruturais, de maneira que quanto mais ramificado, menor a eficiência da enzima em converter o polissacarídeo em carboidratos de baixo grau de polimerização. (2) Assim, a proposta deste trabalho é analisar o impacto da aplicação de uma arabinofuranosidase de Bifidobacterium longum em conjunto com xilanases para a desconstrução do xilano de bagaço de cana-de-açúcar, visando produzir xilooligossacarídeos. Estudos mostram que os xilooligossacarídeos possuem diversos impactos positivos sobre a saúde humana e animal, devido a suas extensivamente estudadas propriedades pré-biótica, anti-inflamatória, antioxidante e antibiótica. (2-3) Devido a essas propriedades, o estudo de rotas de produção desses carboidratos têm sido alvo de interesse das indústrias farmacêutica, alimentícia e de insumos pecuários.

Referências

1 CAPETTI, C. C. M. et al. Recent advances in the enzymatic production and applications of xylooligosaccharides. World Journal of Microbiology Biotechnology, v. 37, n. 10, p. 169-1-169-12, Oct. 2021. DOI: https://doi.org/10.1007/S11274-021-03139-7.

2 LEE, H. et al. Sugarcane wastes as microbial feedstocks: a review of the biorefinery framework from resource recovery to production of value-added products. Bioresource Technology, v. 376, p. 128879-1-128879-13, May 2023. DOI: https://doi.org/10.1016/j.biortech.2023.128879.

3 SINGH, R. D.; BANERJEE, J.; ARORA, A. Prebiotic potential of oligosaccharides: a focus on xylan derived oligosaccharides. Bioactive Carbohydrates and Dietary Fibre, v. 5, n. 1, p. 19-30, Jan. 2015. DOI: https://doi.org/10.1016/j.bcdf.2014.11.003.

Certifico que os nomes citados como autor e coautor estão cientes de suas nomeações. Sim
Palavras-chave Arabinofuranosidase. Sinergismo. Xilooligossacarídeos.
Orientador e coorientador Igor Polikarpov
Subárea 1 Biotecnologia
Subárea 2 (opcional) Bioquímica
Agência de Fomento Outras
Número de Processo Não se aplica
Modalidade MESTRADO
Concessão de Direitos Autorais Sim

Autor primário

Caio Cesar de Mello Capetti (Instituto de Física de São Carlos - USP)

Co-autores

Prof. Igor Polikarpov (Instituto de Física de São Carlos - USP) Dr. Vanessa de Oliveira Arnoldi Pellegrini (Instituto de Física de São Carlos - USP)

Materiais de apresentação

Ainda não há materiais