21 – 25 de ago. de 2023
IFSC/USP
Fuso horário America/Sao_Paulo

Credulidade completa e erosão da confiança em um modelo de informação enganosa

21 de ago. de 2023 16:00
1h 30m
Salão de Eventos USP

Salão de Eventos USP

Básica 16h00 - 17h30

Descrição

Decisões de agentes são pautadas pela sua habilidade de compreender aspectos do meio em que estão inseridos e, como uma alternativa à investigação individual, podem contar com a informação social (1) fornecida por companheiros, seguindo um comportamento imitativo. Numa perspectiva de ação coletiva, o acesso a conhecimento que leva a decisões em prol do bem comum se traduz em segurança epistêmica (2), que pode ser posta em risco quando a informação espalhada não é fidedigna. Para investigar como informações enganosas podem ameaçar a segurança epistêmica numa população que conta com informação social, desenvolvemos um modelo evolucionário baseado em teoria de jogos, no qual indivíduos devem estimar uma propriedade de seu ambiente para gerar descendentes. Tal estimativa pode ser feita explorando o ambiente ou copiando, com possíveis distorções, aquela feita por um colega. Informações enganosas foram incorporadas como uma distorção que sempre tende a uma menor chance de sobrevivência, ou seja, uma estimativa mais imprecisa. O modelo possui uma solução analítica no caso de uma população homogênea, na qual todos os agentes têm a mesma probabilidade de cópia, um parâmetro que representa a credulidade. (3) Simulações em populações heterogêneas, quando os agentes têm diferentes probabilidades de cópia e esse comportamento é transmitido para seus descendentes, indicam uma convergência para uma credulidade que não necessariamente representa a melhor chance de sobrevivência no caso homogêneo. No entanto, existem indícios que populações heterogêneas geram situações iguais àquelas encontradas em homogêneas: em um ambiente perigoso e com chance baixa o suficiente de copiar uma informação enganosa, a melhor estratégia se torna sempre copiar de outros indivíduos; enquanto em um ambiente de baixa periculosidade e alta distorção em informações transmitidas, a melhor estratégia é a apenas exploratória, não havendo mais compartilhamento de informação.

Referências

1 AGUIÑAGA, J.; GOMULKIEWICZ, R.; WATTS, H. E. Effect of social information on an individual’s assessment of its environment. Animal Behaviour, v. 178, p. 267-277, Aug. 2021. DOI: http://dx.doi.org/10.1016/j.anbehav.2021.06.009.

2 SEGER, E. et al. Tackling threats to informed decision-making in democratic societies: promoting epistemic security in a technologically-advanced world. London: Alan Turing Institute, 2020. 109 p.

3 TÓRTURA, H. A.; FONTANARI, J. F. The synergy between two threats: disinformation and Covid-19. Mathematical Models and Methods in Applied Sciences, v. 32, n. 10, p. 2077-2097, 2022. DOI: http://dx.doi.org/10.1142/S021820252250049X.

Certifico que os nomes citados como autor e coautor estão cientes de suas nomeações. Sim
Palavras-chave Informação enganosa. Segurança epistêmica. Informação social.
Orientador e coorientador Prof. Dr. José Fernando Fontanari
Subárea 1 Física Estatística e Termodinâmica
Subárea 2 (opcional) Física Matemática
Agência de Fomento CAPES
Número de Processo 88887.604113/2021-00
Modalidade MESTRADO
Concessão de Direitos Autorais Sim

Autores primários

Henrique de Almeida Tórtura (Instituto de Física de São Carlos - USP) José Fernando Fontanari (Instituto de Física de São Carlos - USP)

Materiais de apresentação

Ainda não há materiais