21 – 25 de ago. de 2023
IFSC/USP
Fuso horário America/Sao_Paulo

Estudos estruturais, biofísicos e bioquímicos de CAZymes com potencial na degradação de exopolissacarídeos de biofilmes microbianos

21 de ago. de 2023 16:00
1h 30m
Salão de Eventos USP

Salão de Eventos USP

Normal 16h00 - 17h30

Descrição

A resistência microbiana aos antibióticos tem se tornado um dos principais riscos à saúde pública mundial. Tendo em consideração apenas a resistência antimicrobiana, estima-se que até 700 mil mortes podem ocorrer anualmente, e caso essa essa situação não seja controlada, este número pode aumentar para mais de 10 milhões por ano até 2050 e um custo econômico global estimado em 100 trilhões de dólares. (1) Infecções hospitalares já são um problema grave de saúde pública, gerando milhares de mortes diárias e tendo como consequência, os constantes aumentos nos custos dos tratamentos médicos avaliados atualmente em $33 bilhões nos Estados Unidos e €13 a €24 bilhões na União Europeia por ano. Um modo natural da obtenção de resistência antimicrobiana por certas espécies de bactérias é a formação de biofilmes. Biofilmes são estruturas complexas que agregam células microbianas dentro de uma matriz extracelular composta majoritariamente por exopolissacarídeos (EPS), DNA extracelular e proteínas, onde os EPS compõem a principal fração em cerca de 85%. (2) Como estes EPS são de grande importância para a formação e manutenção do biofilmes, enzimas ativas em carboidratos complexos serão utilizadas para a degradação do biofilme bacteriano. Em especial, serão usadas glicosil hidrolases (GHs), que agem principalmente na despolimerização de polissacarídeos, das famílias GH9 e GH48 que atuam como celulases. (3) No contexto deste trabalho, propomos conduzir estudos de enzimas ativas em carboidratos complexos com potencial na degradação e prevenção da formação dos biofilmes bacterianos utilizando técnicas biofísicas, estruturais e de enzimologia molecular.

Referências

1 O'NEILL, J. Tackling drug-resistant infections globally: final report and recommendations. May 2016. (Review on Antimicrobial Resistance).

2 ALGBURI, A. et al. Control of biofilm formation: antibiotics and beyond. Applied and Environmental Microbiology, v. 83, n. 3, p. e02508-16, Jan. 2017.

3 FLEMING, D.; CHAHIN, L.; RUMBAUGH, K. Glycoside hydrolases degrade polymicrobial bacterial biofilms in wounds. Antimicrobial Agents and Chemotherapy, v. 61, n. 2, p. e01998-16, Feb. 2017.

Certifico que os nomes citados como autor e coautor estão cientes de suas nomeações. Sim
Palavras-chave Biofilme. Celulases. Antimicrobiano.
Orientador e coorientador Igor Polikarpov
Subárea 1 Biofísica
Subárea 2 (opcional) Bioquímica
Subárea 3 (opcional) Microbiologia
Agência de Fomento CAPES
Número de Processo 88887.821561/2023-00
Modalidade MESTRADO
Concessão de Direitos Autorais Sim

Autores primários

Amanda Freitas (Instituto de Física de São Carlos - USP) Igor Polikarpov (Instituto de Física de São Carlos - USP)

Co-autor

Dr. Evandro Ares de Araújo (Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais)

Materiais de apresentação

Ainda não há materiais