Feira de Oportunidades da Pos-Graduação no Auditório do Instituto de Física da UNICAMP

America/Sao_Paulo
    • 13:30 17:30
      Sessao I: Feira de Oportunidades, Dia 1
      Convocador: Orlando Luis Goulart Peres (UNICAMP)
        Apresentacao Inicial 1m
        Visita ao Laboratorios da Fotonica 1m

Visita aos laboratórios dos professores Lazaro, Thiago, Felippe

• 13:20 13:55
      Apresentação de Douglas Galvão 35m

Link ? Sera online

Join Zoom Meeting

Meeting ID: 899 1105 5899

• 14:00 14:35
      Apresentação de Flavio Caldas 35m

Desenvolvimento de fontes de luz especiais - os “pentes de frequências ópticas” (optical frequency combs) - em várias regiões do espectro, com aplicações em: 1) sensoriamento de múltiplos gases em tempo real; 2) espectroscopia de materiais magnéticos e materiais avançados; 3) imagens em terahertz e inspeção não destrutiva de materiais opacos para luz visível; 4) espectroscopia aliada a nano-imagens; 5) medidas de alta precisão, fontes de baixo ruído e controle coerente da interação de luz com matéria.
      Prof. Flávio Caldas Cruz fccruz@unicamp.br tel 3521 5406

• 14:40 15:15
      Física computacional e o que podemos aprender com ela/ Edison Zacarias 35m

Física computacional e o que podemos aprender com ela

Edison Z. da Silva
      DFMC-IFGW-UNICAMP

Desde o advento dos computadores no início dos anos 50 do século passado, uma grande revolução aconteceu criando novas formas de fazer ciência. Na física isto é o que se chama hoje a FISICA COMPUTACIONAL.

Esta forma de olhar problemas em física se mostrado muito importante.
      O estudo de ciência de materiais, matéria condensada e nanociência tem se beneficiado muito desta forma de pesquisa.
      Em nosso grupo usamos simulações computacionais para entender diferentes aspectos da matéria.
      Usando técnicas de estrutura eletrônica e dinâmica molecular, associadas a outras técnicas estudamos:

• Cluster metálicos.
      • Magnetismo em metais, nanoestruras magnéticas como monocamadas alternadas de metais magnéticos.
      • Nanofios de ouro e suas aplicações em catálise.
      • Catálise em superfícies metálicas.
      • Busca por novos materiais supercondutores.

Esta apresentação comentará sobre alguns dos resultados do grupo nos tópicos acima, mostrando oportunidades de pesquisa decorrentes destes trabalhos.

• 15:30 16:05
      Apresentação de Diego Muraca 35m

linhas de investigação do grupo centram-se no magnetismo, tanto fundamental quanto aplicado. Em particular, nos concentramos em fenômenos magnéticos de sistemas nanoestruturadas. Propriedades magnéticas emergentes em nanosistemas complexos compostos por vários elementos, do tipo “core@shell”, “dumbell-like” etc. Estamos interessados ​​em aplicações tais como magneto-hipertermia ou outras aplicações de nanopartículas complexas magnéticas. Nosso grupo faz uso de diferentes técnicas de síntese (química e física) e caracterização convencional ou utilizando técnicas de luz síncrotron (SAXS, XANES, EXAFS, XMCD, etc). Um dos nossos principais interesses, no que refere a técnicas de caracterização, é o desenvolvimento de técnicas por microscopia eletrônicas de transmissão para o estudo de materiais magnéticos nanométricas.

Nosso grupo trabalha em colaboração com outros grupos e laboratórios do IFGW dentro do projeto temático “Fenômenos emergentes em sistemas de dimensões reduzidas”.

Laboratorios ou equipamentos disponíveis podem ser acessados AQUI.

Também realizamos varios de nossos experimentos no CNPEM e principalmente no LNNano.

• 11:00 12:00
      Visita ao Laboratorio do Abner de Siervo 1h
    • 14:00 14:35
      Apresentação de Abner de Siervo 35m

• 14:40 15:15
      Apresentação de Jonathas de Paula Siqueira 35m

A região espectral de terahertz (1 THz ou 300 𝜇m) corresponde ao espectro eletromagnético localizado entre microondas e infravermelho, cobrindo a lacuna entre eletrônica e óptica. Essa importante e ainda pouco explorada região do espectro eletromagnético possui elevado potencial de aplicações, indo desde as futuras tecnologias 6G de comunicações sem fio à detecção de vírus em sensores biológicos. A espectroscopia THz no domínio do tempo (THz-DT) está sendo cada vez mais utilizada na caracterização de propriedades de transporte em materiais semicondutores, tanto volumetricamente quanto em nanoescala, utilizando técnicas ópticas para evitar a necessidade de contatos elétricos, o que é extremamente vantajoso no caso de nanoestruturas. Nesta palestra apresentarei os princípios básicos da espectroscopia THz no domínio do tempo utilizando lasers de femtosegundos, discutindo sua aplicação na caracterização da mobilidade de portadores em sistemas semicondutores.

Vejahttps://www.youtube.com/watch?v=MfXGkr3_R0M

• 16:00 18:00