Study of curcumin formulations for the treatment of infectious diseases by Photodynamic Therapy

O amplo uso de medicamentos antibióticos para o tratamento de doenças infecciosas, mais especificamente as causadas por bactérias, contribui para a resistência desses microrganismos aos compostos já conhecidos, e somando esse efeito ao fato de que o número de novos antibióticos produzidos só decresce nos últimos anos, nos revela um cenário em que a necessidade de novos meios de combate à microrganismos é urgente.(1)Com esse objetivo, surgiu a ideia de usar a Terapia Fotodinâmica antimicrobiana (TFDA) para tratar faringotonsilites, infecções do trato respiratório superior. Essa terapia consiste em usar um fotossensibilizador, no caso a Curcumina, que quando irradiado por luz no comprimento de onda adequado, em torno de 450 nm, é capaz de gerar espécies reativas de Oxigênio. Essas moléculas excitadas, por sua vez, reagem com compostos orgânicos das bactérias, desestruturando elementos fundamentais que compõem suas células.(2)Esse estudo busca indicar a melhor formulação de Curcumina para o tratamento das Faringotonsilites causadas por Streptococcus pyogenes, em solução de base de Xarope (30% de Glicose e 70% de Água) com concentração de 2,25 mg/mL. E para isso foram feitos ensaios in vitro da TFDA, utilizando a Biotable® para fornecer a dose de luz de $60$ $J/cm^2$ em amostras de Curcumina Natural e Sintética, ambas produzidas pela Sigma-Aldrich®.(3) Os dados foram coletados para 4 tempos de incubação da bactéria em solução com curcumina distintos (tempo total de 16 min e amostras coletadas em tempos igualmente espaçados), e verificou-se que a sintética apresentou redução média de 1,25 Log(UFC/mL), e a natural obteve uma variação média de 3 Log(UFC/mL).
Analisou-se também a incorporação desses compostos e a curcumina sintética foi mais bem incorporada, com um valor médio de 45% de incorporação, enquanto que a curcumina natural, possui valores em torno de 35% do total de FS incorporado.
Mesmo com uma menor incorporação, o melhor desempenho da Curcumina Natural na TFDA sugere que ela é a melhor opção para o tratamento, dentre as formulações analisadas.

1 SPELBERG, B. et al. The epidemic of antibiotic-resistant infections: a call to action for the medical communityfrom the infectious diseases society of america. Clinical Infectious Diseases,v. 46, n.2, p.155–164, 2008.
2 HAMBLIN, M. R.; HASAN, T. Photodynamic therapy: a new antimicrobial approach to infectious disease? Photochemical & Photobiological Sciences,v.3, n.5, p.436-450,004.
3 BLANCO, K. C.; NADA, N. M.; CARBINATTO, F. M.; BAGNATO, V. S. Antimicrobial efficacy of curcumin formulationsby photodynamic therapy. Journal of Pharmacy and Pharmacology,v. 5, p.506–511, 2017.

Subárea Óptica e Lasers

Sra Karoliny Oliveira Ozias Silva (Instituto de Física de São Carlos (IFSC), Universidade de São Paulo (USP)) Dr. Kate Cristina Blanco (Instituto de Física de São Carlos (IFSC), Universidade de São Paulo (USP)) Sra Jennifer Soares (Instituto de Física de São Carlos (IFSC), Universidade de São Paulo (USP))