Distribuições angulares no decaimento tau a K pi neutrino

Gabriel Augusto das Neves (Instituto de Física de São Carlos (IFSC), USP)

Os decaimentos do lépton $\tau$ constituem um importante laboratório para estudo preciso de diversos aspectos da física de partículas, tanto no contexto do Modelo Padrão (SM) como em suas várias extensões Além do Modelo Padrão (BSM). (1) Por se tratar do lépton mais pesado, o $\tau$ é o único lépton que pode decair em hádrons. Como, nesses decaimentos, as complicações devido às interações fortes aparecem somente no estado final, estudos de QCD e física hadrônica podem ser feitos de maneira muito mais rigorosa do que aqueles que utilizam decaimentos de mésons pesados como o $D$ ou $B$. Em particular, o acoplamento forte, $\alpha_S$, pode ser extraído com precisão competitiva dos decaimentos inclusivos $\tau \rightarrow (\mathrm{hádrons}) + \nu_\tau$. Canais de decaimento com produção de quarks também permitem a determinação rigorosa do elemento de matriz $V_{us}$ da matriz de Cabibbo-Kobayashi-Maskawa. (2) Mais recentemente, os decaimentos do $\tau$ passaram a ser considerados também no contexto de teorias BSM motivadas pelos resultados do LHC. No presente trabalho, estudaremos distribuições angulares no decaimento $\tau \rightarrow K \pi \nu$. Neste canal, as colaborações Belle e BaBar mediram uma violação da simetria de CP que difere daquela esperada no modelo padrão em 2.8$\sigma$. (3) Nosso objetivo é desenvolver observáveis angulares - como assimetrias - que possam ser úteis para se extrair o fator de forma escalar $K\pi$ bem como estudar possíveis fontes de violação de CP neste decaimento.

1 PICH, A. Precision tau physics. Progress in Particle and Nuclear Physics, v. 75, p. 41-85, Mar. 2014. doi: 10.1016/j.ppnp.2013.11.002.
2 BOYLE, P. et al. |Vus| determination using inclusive strange τ decay and lattice HVP. EPJ Web Conferences, v. 175, p. 13011-1-13011-8, 2018. doi: 10.1051/epjconf/201817513011.
3 LEES, J. P. et al. Search for CP violation in the decay τ− → π−K0s(≥Oπ0)ντ. Physical Review D*, v. 85, n. 3, p. 031102-1-031102-8, Feb. 2012.

Subárea Física de Altas Energias, Partículas e Campos

Gabriel Augusto das Neves (Instituto de Física de São Carlos (IFSC), USP)

Co-autor