Síntese e caracterização de nanotubos de hematita produzidos em aço carbono para fotossíntese artificial.

Sr. Lucas Rabelo (Universidade de São Paulo)

Óxido de ferro (ou hematita) é um material semicondutor promissor para a fotossíntese artificial.(1)Com o intuito de melhorar a eficiência desse processo, nanoestruturas têm sido desenvolvidas e aplicadas; entre elas, os nanotubos destacam-se como os mais eficientes.(2) Neste trabalho, sintetizaram-se nanotubos de óxido de ferro através da anodização de aço carbono. Além do menor custo em comparação com o ferro ultrapuro (substrato normalmente utilizado nessa síntese), os materiais minoritários presentes na estrutura de aço carbono podem ser abordados como dopantes. Estudaram-se sistematicamente os parâmetros ideais para garantir a formação de nanotubos e a reprodutibilidade do processo. Uma vez anodizada, as amostras foram tratadas termicamente a 380 °C. Através da caracterização realizada por difração de raios-X e espectroscopia Raman, confirmaram-se a cristalização e presença majoritária de óxido de ferro no filme óxido. O potencial dos nanotubos em absorver na radiação ultravioleta e visível também foi abordado. Entretanto, os testes foto eletroquímicos (PEC) revelam uma densidade de fotocorrente muito baixa em comparação com trabalhos similares reportados na literatura, tornando o material inadequado para aplicações na fotossíntese artificial.(3) A morfologia dos nanotubos evidenciada pela microscopia eletrônica de varredura justifica esse comportamento, corroborando com a possível influência negativa dos dopantes da estrutura do aço carbono na geração de fotocorrente.

1 SIVULA, K.; LE FORMAL, F.; GRÄTZEL, M. Solar water splitting: progress using hematite (α‐Fe2O3) photoelectrodes. ChemSusChem v. 4, n. 4, p. 432-449, 2011.
2 KMENT, S. et al. Photoanodes based on TiO 2 and α-Fe 2 O 3 for solar water splitting–superior role of 1D anoarchitectures and of combined heterostructures. Chemical Society Reviews, v. 46, n. 12, p. 3716-3769, 2017.
3 DENG, H. et al. Iron oxide nanotube film formed on carbon steel for photoelectrochemical water splitting: effect of annealing temperature. Surface and Interface Analysis, v. 48, n. 12, p. 1278-1284, 2016.

Subárea Física da Matéria Condensada

Sr. Lucas Rabelo (Universidade de São Paulo)

Sr. Thalles Assunção Lucas (Universidade de São Paulo) Prof. Renato Vitalino (Universidade de São Paulo)