5 – 9 de ago. de 2019
Fuso horário America/Sao_Paulo

Estudo da atividade fotocatalítica de nanocubos de SrTiO3 em suspenção para a produção de hidrogênio solar

Não agendado
20m
Doutorado

Palestrante

Higor Andrade Centurion (USP)

Descrição

Combustíveis fosseis, por décadas vem sendo a principal fonte energética para impulsionar o nosso desenvolvimento tecnológico e social, contudo, existem grandes problemas intrínsecos a esta matriz energética, como esgotamento de suas reservas, mudanças climáticas e emissão de gases de efeito estufa. Diante desta alarmante situação, o hidrogênio, obtido por meio da quebra da molécula de água, por um mecanismo conhecido como fotossíntese artificial, é um importante candidato para contornar os problemas associados ao uso deste combustível.(1) Dentre os possíveis materiais que podem ser empregados neste processo, podemos destacar o SrTiO3 (STO), devido a sua estabilidade química, abundância dos elementos que compõe este material e a sua estrutura de bandas, que está posicionada de modo a propiciar a quebra da água em H2 e O2 de forma stequiométrica. Embora o STO tenha excelentes propriedades no que tange aos requisitos da fotossíntese artificial, é preciso destacar que existem ainda grandes desafios no emprego deste semicondutor, uma vez que seu elevado bandgap (~3.2 eV) limita a sua atividade fotocatalítica a região do ultravioleta, que corresponde a apenas 3% do espectro solar e em adição, também possui elevada taxa de recombinação do par elétron-buraco, reduzindo drasticamente sua eficiência fotocatalítica.(1-2) Sendo assim, este trabalho busca desenvolver estratégias para otimizar o processo de quebra da molécula de água, utilizando um sistema de suspenção de nanocubos de STO em meio aquoso A síntese do STO ocorreu pelo método de fluxo (3), sendo empregado o SrCO3, TiO2 e o SrCl2.6H2O como precursores na síntese deste material. A estrutura cristalina deste material foi investigada por meio da Difração de Raios X (DRX) e Espectroscopia Raman, enquanto a morfologia foi observada com o auxílio da microscopia eletrônica de varredura (MEV), as propriedades químicas superficiais foram investigadas com o auxílio da Espectroscopia de Fotoelétrons Excitados por Raios X (XPS) e por fim, a estrutura eletrônica foi estudada com o auxílio da espectroscopia UV-Vis.

Referências

1 GONÇALVES,R. V. et al. Photocatalytic water splitting by suspended semiconductor particles. In: SOUZA, F. L.; LEITE, E. R. (Eds) Nanoenergy. Switzerland: Springer International Publishing, 2018.p. 107–140.
2 MELO, A. et al. Surface photovoltage measurements on a particle tandem photocatalyst for overall water splitting. Nano Letters, v. 18, n. 2, p. 805–810, 2018.
3 ZHAO, E. J. et al. Aluminum enhances photochemical charge separation in strontium titanate nanocrystal photocatalysts for overall water splitting. Journal Materials of Chemistry A, v.6, n. 33, p.16170–16176, 2018.

Subárea Física Aplicada
Apresentação do trabalho acadêmico para o público geral Sim

Autores primários

Materiais de apresentação

Ainda não há materiais