Deposição de materiais metálicos em pó a laser baseado em controle por visão computacional e aprendizagem de máquina

Sr. Marco Antonio Alves de Souza (Instituto de Física de São Carlos – USP)

O emprego de lasers no processamento de materiais vem despertando o interesse ante as promissoras e inovadoras aplicabilidades desta tecnologia. Neste contexto, o processo de deposição de materiais metálicos em forma de pó em superfícies de interesse mediante fusão a laser ou simplesmente Laser Cladding, como é mais conhecido, tem recebido um papel de destaque, principalmente pela sua versatilidade de aplicações no campo da Fabricação Aditiva a Laser.(1) O procedimento permite, como exemplo, tratar e recuperar superfícies metálicas dos mais variados tipos, processo este de grande interesse para diversos ramos da indústria que o utilizam com o intuito de prevenir desgastes ou reparar superfícies danificadas de componentes ou partes mecânicas. No entanto, fatores de extrema importância relativos à utilização desta técnica são o controle preciso e os custos envolvidos no processo, cruciais para lograr os resultados esperados.(2) Sob tal perspectiva, este trabalho apresenta a adoção de um controle inteligente para o sistema baseado em algoritmos de visão computacional e aprendizagem de máquina, capazes de avaliar as superfícies a serem trabalhadas visando aplicações customizadas. Imagens capturadas da superfície são processadas pelo sistema conduzindo à identificação de determinados padrões (trincas, formas, desenhos, depressões, rugosidades, protuberâncias, etc.) direcionando o processo de deposição conforme tais peculiaridades e as necessidades requeridas. Foi implementado um sistema de bancada baseado em mecanismo de coordenadas XYZ que integra os sistemas de pulverização de pó, elétrico, óptico e computacional, além de uma fonte comercial de raio laser infravermelho. Análises por inspeção visual direta e microscopia óptica em amostras de superfícies depositadas com ligas metálicas em pó compatíveis com o substrato demonstram o potencial da aplicação desenvolvida.

1 GU, D. Laser additive manufacturing of high-performance materials. Berlin: Springer-Verlag, 2015.
2 TOYSERKANI, E.; KHAJEPOUR, A.; CORBIN, S. Laser cladding. Boca Raton: CRC Press, 2000.

Subárea Física Computacional e Simulações Numéricas

Sr. Marco Antonio Alves de Souza (Instituto de Física de São Carlos – USP)

Co-autor

Prof. Jarbas C. de Castro Neto (Instituto de Física de São Carlos – USP)