Cargas Aceleradas e Princípio de Equivalência

Raian Westin (IFSC/USP)

Segundo o Princípio de Equivalência de Einstein, não deve ser possível que um observador consiga diferenciar, por experimentos locais, se está parado em um campo gravitacional estático ou sujeito a uma aceleração própria constante.(1) Já pela teoria clássica de electromagnetismo (Equações de Maxwell), sabemos que cargas elétricas sujeitas a acelerações devem irradiar.(2) No entanto,é consenso que uma carga elétrica parada num campo gravitacional não irradia, puramente por argumentos de conservação de energia. Como conciliar esses fatos com o Princípio de Equivalência?O foco deste projeto de mestrado é revisitar o problema da radiação de uma carga uniformemente acelerada, tanto do ponto de vista de um referencial inercial, quanto do ponto de vista co-acelerado com a carga, e analisar os resultados à luz do Princípio de Equivalência. Para isso, obtém-se a expressão do campo eletromagnético, em ambos os referenciais, para determinar a existência ou não de radiação em cada um deles.Além disso, faz-se necessário analisar a dependência dos resultados com as condições iniciais do campo, uma questão essencial para obtermos respostas físicas a partir da idealização de uma carga uniformemente acelerada desde sempre encarada como situação limite de uma carga inicialmente inercial que começou a acelerar arbitrariamente no passado. Sutilezas que aparecem na situação idealizada -- como resultados conflitantes a respeito da existência ou não de radiação mesmo do ponto de vista inercial exigem que uma situação mais realista seja analisada.

1 MISNER, C. W. et al. Gravitation. New York: W, H. Freeman, 2017.
2 GRIFFITHS, D. J. Introduction to electrodynamics. 3rd. ed. New York: Prentice-Hall, 1999.

Subárea Física de Altas Energias, Partículas e Campos

Raian Westin (IFSC/USP) Daniel Vanzella (Instituto de Física de São Carlos, Universidade de São Paulo)