Excitações magnéticas em magnetos frustrados inomogêneos

Sr. Igor César de Almeida (Universidade de São Paulo)

Resumo
Em sólidos reais, o fenômeno da desordem está sempre presente, surgindo por exemplo da falta ou excesso de átomos em sítios específicos do sólido. Estudamos nesse trabalho o efeito de desordem no modelo de Heisenberg $J_{1}-J_{2}$ antiferromagnético na rede quadrada. Para tal, buscamos nessa primeira etapa encontrar o estado fundamental clássico numericamente utilizando-nos de métodos de minimização, como alinhamento com campo local e sua generalização, o método do gradiente. Com isso, primeiramente analisamos os casos homogêneos com $J_{2}\leq0.5J_{1}$ (ordem de Neel $\left[\pi,\pi\right]$) e $J_{2}>0.5J_{1}$ (ordem do tipo listras $\left[\pi,0\right]$ ou $\left[0,\pi\right]$ ), inserindo posteriormente um termo biquadrático, levando em conta assim algumas correções quânticas ao modelo clássico. Feito isso, inserimos desordem no nosso problema, primeiramente fazendo $J_{1}^{ij}\rightarrow$ $J\left(1+\Delta\right)$ para apenas uma ligação (para $\Delta>0$ e $\Delta<0$). Depois disso, consideramos, também para apenas um dos sítios, $\overrightarrow{S}_{ij}=0$ , modelando assim uma vacância. Por fim, colocamos desordem em todas as ligações, fazendo $J_{1}^{ij}\rightarrow$ $J\left(1+\Delta_{ij}\right)$ para cada ligação da rede. Tais cálculos foram efetuados objetivando encontrar a configuração clássica de menor energia para todos esses casos, de modo que estes possam ser utilizados como estados de referência para cálculos de onda de spin no espaço real (1), cálculos estes que serão feitos para melhor caracterizar o estado fundamental e o espectro de excitações de baixas energias deste modelo.

1 ANDRADE, E. C.; VOJTA, M. Disorder, cluster spin glass, and hourglass spectra in striped magnetic insulators. Physical Review Letters, v. 109, n. 14, p. 147201-1-147201-5, Oct. 2012.

Subárea Física da Matéria Condensada

Sr. Igor César de Almeida (Universidade de São Paulo) Dr. Eric de Castro e Andrade (Universidade de São Paulo)