5 – 9 de ago. de 2019
Fuso horário America/Sao_Paulo

Avaliação dos efeitos fotodinâmicos de fotossensibilizadores naturais no desenvolvimento do Aedes aegypti em condições subletais

Não agendado
20m
Mestrado

Palestrante

Sra Natasha Mezzacappo (IFSC/USP)

Descrição

A transmissão de doenças como dengue, febre amarela, Chikungunya e Zika têm sido um grande problema em território nacional nos últimos anos, com altos números de casos prováveis.(1) Essas doenças são transmitidas através da picada das fêmeas do gênero Aedes, sendo que somente para febre amarela existe vacina preventiva atualmente. O controle vetorial tem sido feito majoritariamente por meio de inseticidas químicos, como organofosforados, piretróides e carbamatos, o que levou ao desenvolvimento de populações resistentes. Diante disso, se tornou necessária a busca por outras formas de controle que sejam mais viáveis tanto economicamente quando ecologicamente. A Inativação Fotodinâmica (IFD) baseia-se no uso de uma molécula fotossensibilizadora que é ativada pela luz em determinado comprimento de onda, originando espécies reativas de oxigênio que provocam danos celulares e destruição nos tecidos. Nesse estudo foi utilizada a curcumina, molécula proveniente de rizomas da planta Curcuma longa, que tem sido estudada também como fotossensibilizador no controle microbiológico e de larvas do mosquito Aedes aegypti.(2) Assim, nesse estudo, foi proposto a análise dos possíveis efeitos da ação fotodinâmica provocados pela curcumina, em condições subletais, no desenvolvimento do Aedes aegypti. Os primeiros testes com larvas de primeiro estágio indicaram atraso no período de desenvolvimento quando expostas à solução de curcumina, bem como alterações na proporção de machos e fêmeas. Essa é uma questão de grande importância biológica no processo de tornar viável a aplicação da curcumina como fotolarvicida no controle vetorial, e os resultados se mostraram promissores.

Referências

1 BRASIL. Ministerio da Saude. Secretaria de Vigilância em Saúde.Monitoramento dos casos de Arboviroses urbanas transmitidas pelo Aedes (dengue, chikungunya e Zika) até a Semana Epidemiológica 5 de 2019.Boletim Eidemiologico, v. 50, fev. 2019. Disponível em: http://portalarquivos2.saude.gov.br/images/pdf/2019/fevereiro/26/2019-04-Dengue-SE-5-publica----o-18-02-2019.pdf. Acesso em: 15.06.2019.
2 DE SOUZA, L.M. et al. Photolarvicidal effect of curcuminoids from Curcuma longa Linn. against Aedes aegypti larvae. Journal of Asia-Pacific Entomology, v. 22,n.1, p. 151-158, 2018.

Apresentação do trabalho acadêmico para o público geral Sim
Subárea Óptica e Lasers

Autores primários

Sra Natasha Mezzacappo (IFSC/USP) Sra Larissa Marila de Souza (UFSCar, IFSC/USP) Sr. Matheus Garbuio (UFSCar, IFSC/USP) Dr. Natália Mayumi Inada (IFSC/USP) Prof. Vanderlei Salvador Bagnato (IFSC/USP)

Materiais de apresentação

Ainda não há materiais