5 – 9 de ago. de 2019
Fuso horário America/Sao_Paulo

Atividades opticas de biomoléculas na presença de nanoestruturas plasmônicas

Não agendado
20m
Mestrado

Palestrante

Dr. Euclydes Marega (ifsc)

Descrição

O conhecimento dos processos celulares ao nível molecular é de extrema importância nos dias de hoje tanto para tornar diagnósticos clínicos mais precisos como no desenvolvimento de novas terapias incluindo, por exemplo, a entrega controlada de fármacos. Para entender os processos celulares, cada vez mais, o uso de ferramentas e técnicas ultrassensíveis, que possibilitam identificar uma quantidade muito pequena de biomoléculas (chegando ao limite de uma única espécie) para obtenção de informações de sua organização e dinâmica vem crescendo e se tornando uma área de pesquisa multidisciplinar.(1) Neste contexto técnicas ópticas são candidatas a ter um papel importante na identificação (diagnóstico) de biomoléculas e mesmo na ação direta no tratamento de doenças por meio da combinação de espectroscopia e imagem celular. O projeto em andamento visa introdução de técnicas ópticas tais como microscopia confocal óptica de fluorescência de dois fótons e microscopia confocal Raman, ambas com resolução celular, para estudar a organização do núcleo da célula no seu ciclo de vida, através de imagens espectrais em diferentes fases do ciclo celular.(2) As concentrações sítio específicas de DNA, por exemplo, podem ser determinadas no nucléolo, a partir de medidas de espectroscopia Raman para diferentes concentrações de ácidos nucleicos e diferentes tamanhos de segmentos do DNA e sua atividade óptica medida nas diferentes fases do ciclo. Posteriormente esses dados serão validados por de eletroforese capilar, para que no final obtenha informações concretas sobre a atividade óptica dos ácidos nucleicos e do DNA ao longo do sítio de transcrição. O que diferencia nosso trabalho do que esta sendo realizado na literatura é a conjunção destas técnicas com o incremento no sinal da atividade óptica quando estas espécies são colocadas nas proximidades de estruturas plasmônicas.(3) Como já demonstramos no trabalho realizado durante o mestrado a atividade óptica de biomoléculas, no caso específico segmentos de DNA, apresentaram sinais ópticos quatro ordens de magnitude maior quando comparado com o sinal da mesma amostra num substrato padrão.

Referências

1 DOSTALEK, J.; KASRY, A.; KNOLL, W. Long range surface plasmons for observation of biomolecular binding events at mtallic surfaces. Plasmonics, v.2, n. 3, p. 97-106, 2007.
2 KWON, Y. W.; CHOI, D. H.; JIN, J. I. Optical, electro optic and optoelectronic properties of natural and chemically modified DNAs. Polymer Journal, v. 44, n. 19, p. 1191-1208, 2012.
3 BENNER, R. E.; DORNHAUS, R.; CHANG, R. K. Angular emission profiles of dye molecules excited by surface plasmon waves at a metal surface. Optics Communications, v. 30, n. 2, p.145-149, 1979.

Subárea Física Atômica e Molecular
Apresentação do trabalho acadêmico para o público geral Sim

Autor primário

Co-autor

Materiais de apresentação

Ainda não há materiais