Estratégias em modelagem molecular e avaliação biológica para uma série de candidatos à fármacos para a leishmaniose

Sr. Henrique teles

A leishmaniose visceral é uma tropical negligenciada de alcance mundial que atinge milhões de pessoas. (1) Os fármacos disponíveis para o tratamento dessa doença são caracterizados por algumas limitações como a complexidade do tratamento, toxicidade e resistência. Neste contexto, o desenvolvimento de novos fármacos para a leishmaniose é uma importante demanda, particularmente em países altamente prevalentes para essa doença como o Brasil. O objetivo deste projeto de mestrado é o planejamento e a avaliação biológica de candidatos a novos fármacos para a leishmaniose visceral. Moléculas com atividade promissora contra o parasita causador da doença, o protozoário Leishmania infantum, identificadas em nosso laboratório, serão utilizadas no projeto. Estes compostos possuem atividade antiparasitária em ensaios fenotípicos in vitro e alguns possuem alta seletividade para o parasita em relação à células humanas hospedeiras. O projeto prevê o emprego de técnicas de planejamento de fármacos baseadas na estrutura do ligante (LBDD, na sigla em inglês para Ligand-Based Drug Design), além de ensaios fenotípicos in vitro. Os estudos em LBDD envolvem o desenvolvimento de modelos de relações quantitativas entre estrutura e atividade (QSAR, na sigla em inglês para Quantitative Structure Activity Relationships) e entre estrutura e propriedade (QSPR, na sigla em inglês para Quantitative Structure-Property Relationships). (2) Os modelos quimiométricos gerados serão utilizados na identificação de propriedades moleculares relevantes, na predição de parâmetros de atividade e de propriedades farmacocinéticas de novos compostos e na proposição de novas estruturas para síntese e avaliação biológica. O projeto será desenvolvido no Laboratório de Química Medicinal e Computacional (LQMC) do Instituto de Física de São Carlos (IFSC-USP). Este projeto está integralmente inserido no escopo do laboratório e irá contribuir para o avanço das nossas pesquisas em uma área que representa um grande problema de saúde pública no Brasil.

1 WORLD HEALTH ORGANIZATION. Leishmaniasis. Disponível em: http://www.who.int/leishmaniasis/en. Acesso em: 10 jun. 2019.
2 BACILIERI, M.; MORO, S. Ligand-based drug design methodologies in drug discovery process: an overview. Current Drug Discovery Technologies, v. 3, n. 3, p. 155-165, 2006.

Subárea Biofísica

Co-autor