5 – 9 de ago. de 2019
Fuso horário America/Sao_Paulo

Estratégias em quimioinformática para uma série de compostos antichagásicos

Não agendado
20m
Mestrado

Palestrante

Alex Rogério Medeiros

Descrição

A doença de Chagas é uma doença tropical negligenciada, causada pelo protozoário Trypanosoma cruzi, que afeta aproximadamente 8 milhões de pessoas. Por conseguinte, provocando mais de 10 mil mortes por ano e 25 milhões de pessoas correm o risco de adquirir a doença. (1) A doença é endêmica em 21 países da América Latina, sendo encontrado casos na América do Norte, Europa, Ásia e Oceania. Atualmente, os quimioterápicos disponíveis, o benznidazol e o nifurtimox, possuem alta toxicidade, causando efeitos adversos severos e, além disso, apresentam baixa eficácia no tratamento da doença.(2) Dessa forma, a descoberta e o desenvolvimento de novos fármacos, seguros e eficientes, para o tratamento da doença de Chagas se torna uma necessidade de saúde pública. A cruzaína, enzima presente no T. cruzi, é um alvo molecular validado e explorado na busca de novos fármacos. Estudos demonstram a sua importância no ciclo de vida do protozoário, sendo essencial em diversos processos para o avanço da doença. (2) Nesse contexto, o projeto tem como objetivo a otimização dos inibidores da cruzaína, utilizando estratégias computacionais de química medicinal e planejamento de fármacos. A classe de inibidores são compostos líderes derivados benzimidazólicos. (3) O estudo consiste na modelagem molecular, por meio da aplicação de diversos métodos e técnicas na busca de novas informações sobre as interações entre os inibidores e o alvo molecular. Portanto, a cruzaína será a enzima alvo do presente trabalho, empregando a abordagem computacional viabilizando o planejamento de novos fármacos para o tratamento da doença de Chagas.

Referências

1 WORLD HEALTH ORGANIZATION. Chagas disease (American Trypanosomiasis). Disponível em: http://www.who.int/chagas/en/ Acesso em: 09 jun. 2019.
2 FERREIRA, L. G.; ANDRICOPULO, A. D. Targeting cysteine proteases in trypanosomatid disease drug discovery. Pharmacology Therapy, v. 180, p. 49-61, Dec. 2017. doi: 10.1016/j.pharmthera.2017.06.004.
3 FERREIRA, R. S. et al. Synthesis, biological evaluation, and structure-activity relationships of potent noncovalent and nonpeptidic cruzain inhibitors as anti-Trypanosoma cruzi agents. Journal of Medicinal Chemistry, v. 57, n. 6, p. 2380-2392, 2014.

Apresentação do trabalho acadêmico para o público geral Sim
Subárea Cristalografia

Autores primários

Materiais de apresentação

Ainda não há materiais