5 – 9 de ago. de 2019
Fuso horário America/Sao_Paulo

Buracos negros e soluções compactas em teorias escalar-tensoriais da gravidade

Não agendado
20m
Doutorado

Palestrante

Felipe Console (IFSC)

Descrição

Apesar das previsões da Relatividade Geral (RG) estarem de acordo com todas as observações e experimentos já realizados pelos humanos, há motivos para acreditar que a RG não pode ser a palavra final no que diz respeito à gravidade. Entre esses motivos encontram-se as misteriosas matéria e energia escura, sobre as quais sabemos muito pouco. Na tentativa de entender o que são matéria e energia escura, por exemplo, foram propostos várias modelos de teorias de gravidade que diferem da RG, sendo estes modelos conhecidos como teorias alternativas à RG. O exemplo mais simples mas no entanto, com uma rica fenomenologia, é o modelo escalar-tensorial da gravidade. Nestes modelos, em geral, há um acoplamento não mínimo entre o campo escalar e o tensor métrico, o que faz o campo escalar desempenhar um papel não trivial no espaço tempo, modificando as equações de Einstein da RG. (1-2) Temos como objetivos neste trabalho, estudar soluções das equações de teorias escalar-tensoriais da gravidade que descrevem buracos negros ou objetos compactos, como estrelas de bosons e compará-los com as soluções da RG.

Referências

1 SOTIRIOU, T. P.; ZHOU, S.-Y. Black hole hair in generalized scalar-tensor gravity: an explicit example. Physical Review D, v. 90, n. 12, p. 124063-1-124063-17, Dec. 2014.
2 BRIHAYE, Y.; HARTMANN, B.; URRESTILLA, J. Solitons and black hole in shift symmetric scalar-tensor gravity with cosmological constant. Journal of High Energy Physics, v. 2018, n. 6, p. 074-1-074-14, June 2018.

Apresentação do trabalho acadêmico para o público geral Sim
Subárea Física de Altas Energias, Partículas e Campos

Autores primários

Materiais de apresentação