Uma introdução à teoria dos twistors

Thales Castro (IFSC - Instituto de Física de São Carlos)

A teoria dos twistors foi introduzida por Roger Penrose no início da década dos anos sessenta do século passado como uma descrição alternativa do espaço-tempo. Essa descrição, que tem como ponto de partida por um lado a chamada correspondência de Klein e por outro a invariância conforme das equações de Maxwell (1) foi usada por Penrose e seus colaboradores como uma ferramenta para unificar a teoria dos campos quânticos com a relatividade geral. Apesar de a tentativa não ter sido bem sucedida, principalmente por via das dificuldades matemáticas encontradas, a teoria dos twistors teve, e ainda tem, um papel importante em muitas áreas da matemática pura, como a teoria de Lie e a geometria diferencial, e da fı́sica-matemática, como os sistemas integráveis e a teoria de campos. Em particular o interesse de uma parte da comunidade dos físicos teóricos na teoria dos twistors foi despertado em 2003, quando Edward Witten sugeriu como usá-la para obter uma descrição das amplitudes de espalhamento de uma teoria de calibre (perturbativa). Esse foi o ponto de partida de uma nova linha de pesquisa na área da fisica teórica das partı́culas, que ainda hoje é muito ativa e que vê os métodos da teoria dos twistors como uns dos ingredientes principais para investigar o comportamento assintótico da funções de correlação das teorias perturbativas de campo quântico.

1 WARD, R. S.; WELLS JR., R. O. Twistor geometry and field theory. Cambridge: Cambridge University Press, 1995. (Cambridge Monographs on Mathematical Physics).

Subárea Física Matemática

Thales Castro (IFSC - Instituto de Física de São Carlos)

Co-autor

Prof. Igor Mencattini (ICMC - Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação)