Seleção de bactérias isoladas de um reservatório brasileiro para a produção de biossurfactante

Sra Jakeline de Freitas Ferreira (Instituto de Física de São Carlos)

Biossurfactantes (BS) são compostos de origem microbiana que exibem propriedades surfactantes que podem distribuir-se em interfaces óleo/água/ar diminuindo as tensões superficiais e interfaciais. Na indústria petrolífera os BS têm várias aplicações, dentre as quais podem ser empregados em formulações de óleos lubrificantes; na biorremediação; na dispersão no derramamento de óleos; na remoção e mobilização de resíduos de óleo de estocagem e em processos de recuperação melhorada de petróleo (MEOR). (1) Nesse sentido, foi realizada a triagem de 14 linhagens bacterianas isoladas de óleo e rocha de um reservatório offshore localizado no sudeste do Brasil quanto à produção de BS. As linhagens foram cultivadas em meio líquido Luria-Bertani Broth (LB) por 7 dias consecutivos nas condições de cultivo originais de isolamento (37°C ou 55°C, ou 35 ou 70 g/L NaCl), com a realização de medidas de densidade óptica (DO) e da capacidade emulsionante de extratos livres de células (pelo índice de emulsificação E24). A linhagem com maior produção de biossurfactante (Ar35D5, pertencente ao gênero Bacillus) foi selecionada para continuar os ensaios testando-se diferentes condições de cultivo quanto à agitação, temperatura e salinidade. Para o ensaio estático ou em agitação (orbital a 150 rpm), o cultivo foi feito em meio LB na temperatura e salinidade de isolamento, 55°C e 35g/L, respectivamente por 6 dias consecutivos. No ensaio de temperatura foram testadas as temperaturas de 45, 55, 65 e 75°C e no ensaio de salinidade foram testadas a salinidade foram testadas as salinidades de 5, 22,5, 35 e 70g/L de NaCl. Ambos os ensaios foram cultivados por 7 dias e todos foram realizados em triplicata. Frascos controles foram incubados em iguais condições, sem o inóculo. Ainda com a linhagem Ar35D5 foi realizado um ensaio de emulsificação em diferentes substratos hidrofóbicos: querosene, tolueno, hexano, iso-octano, acetato de etila, n-butanol, clorofórmio, dicloroetano, diclometano, óleo mineral, lubrificante, óleo de canola, azeite de oliva, óleo de fritura e óleo de soja. Os resultados dos ensaios realizados mostraram que o crescimento e índice de emulsificação do biossurfactante foram melhores na condição estática (DO de 2,280 e E24 de 61,2%), na temperatura de 55°C (DO de 1,993 e E24 de 64,87% no tempo de 168h) e salinidade de 35g/L NaCl (DO de 2,250 e E24 de 67,8%, no tempo de 168h). O BS promoveu emulsificação em todos os substratos hidrofóbicos testados (com E24 no intervalo de 9,0 a 92,6%), sendo o maior E24 registrado para o óleo de oliva. Os resultados obtidos indicam que a linhagem Ar35D5 tem potencial para futuros testes em MEOR, devendo ainda ser avaliada quanto ao crescimento e produção de BS em diferentes fontes de carbono e nitrogênio.

1 NITSCHKE, M.; PASTORE, G. M. Production and propertiers of a surfactant obtained from Bacillus subtilis grown on cassava wastewater. Bioresource Technology, v. 97, n. 2, p. 336-341, 2006.

Subárea Biofísica

Sra Jakeline de Freitas Ferreira (Instituto de Física de São Carlos)

Co-autor

Prof. Nelma Regina Segnini Bossolan (Instituto de Física de São Carlos- Universidade de São Paulo)