Estudo dos aspectos fundamentais da conjugação das terapias fotodinâmica e sonodinâmica para o tratamento de câncer de pele não-melanoma

Mestrado

Sra Erika Ponce Ayala

A terapia fotodinâmica(TFD) foi adotada em diversos países como Estados Unidos, Rússia, Canada, Japão, Alemanha, França e Brasil no tratamento do câncer de pele não melanoma. (1) A TFD envolve três componentes principais: um fotossensibilizador, uma fonte de luz visível e oxigênio molecular, que juntos causam a morte de células cancerígenas, embora uma das limitações deste tratamento é a baixa penetração da luz em tumores de pele mais espessos. (2) Por outro lado, o ultrassom, também tem se mostrado uma fonte de excitação mecânica de moléculas que permite a ativação do sensibilizador em maior profundidade devido a sua boa penetração no tecido biológico e capacidade de sonoporação da membrana celular gerando morte celular de acordo com sua frequência e intensidade. (3) A técnica que usa ultrassom para ativar moléculas (sonosensibilizadores) é conhecida como terapia sonodinâmica (TSD). Este estudo está dividido em três fases: in vitro, in vivo e clínico, onde buscamos entender a sinergia e os detalhes de cada terapia para finalmente propor um novo protocolo de aplicação, desta técnica conjugada chamada terapia sono-fotodinâmica (TSFD), no tratamento de câncer de pele não melanoma. Para avaliar a eficácia da TSFD foram analisados os espectros de absorção do sensibilizador, Protoporfirina IX (5µM), o qual foi irradiado por duas fontes de excitação, luz vermelha (630 nm, 30-50 mW/cm$^2$) e ultrassom (1-2 W/cm$^2$, 50% do ciclo de trabalho) simultaneamente. As intensidades das fontes foram estabelecidas considerando o grado de degradação da PpIX e o incremento da temperatura para evitar efeitos térmicos. Os espectros de absorção de PpIX mostraram que a degradação do sensibilizador exposto ao TSFD é a soma da degradação da TSD e TFD. Estes resultados sugerem que o TSFD tem um efeito sinérgico podendo ter os mesmos resultados que a TFD em menor tempo de exposição, assim como obter um maior alcance e efetividade em lesões cancerígenas onde a TFD tem resultados parciais, no entanto tem que ser confirmado na próxima fase in vivo.

1 BORISSEVITCH, I. E.; FERREIRA, L. P. A luz na medicina moderna: fotoquimioterapia. São Paulo: Livraria da Física, 2016.
2 MCEWAN, C. et al. Comparing the efficacy of photodynamic and sonodynamic therapy in non-melanoma and melanoma skin cancer. Bioorganic and Medicinal Chemistry, v. 24, n. 13, p. 3023-3028, 2016.
3 ESCOFFRE, J.-M. BOUAKAZ, A. (ed.) Therapeutic ultrasound. Cham: Springer, 2016. (Advances in Experimental Medicine and Biology, v. 880)

Apresentação do trabalho acadêmico para o público geral Sim
Subárea Física Aplicada

Sra Erika Ponce Ayala Prof. Sebastião Pratavieira (Universidade de São Paulo) Prof. Vanderlei Salvador Bagnato (Universidade de São Paulo - Instituto de Física de São Carlos ) Dr. Fernanda Alves Sr. Marlon Garcia