5 – 9 de ago. de 2019
Fuso horário America/Sao_Paulo

Aferição de parâmetros oculares a partir do princípio de Scheimpflug

Não agendado
20m
Iniciação Científica

Palestrante

Sr. Bruno S. Laissener

Descrição

O projeto está inserido no contexto de instrumentação óptica voltada à oftalmologia, mais especificamente na área de aferição de parâmetros oculares inerentes à cirurgia de tratamento da catarata. Tal doença é responsável por cerca de 47,8% dos casos de cegueira mundial (1) e pode ser caracterizada pela opacificação do cristalino devido a modificações fisiológicas com efeitos desde pequenas alterações visuais até a cegueira. (2) A partir disso, o objetivo principal de nosso projeto, é o desenvolvimento de um protótipo que consiga aferir grandezas geométricas como a curvatura da córnea, comprimento axial ocular, distância entre a córnea e o cristalino e espessura do cristalino. Na etapa vigente do projeto, o trabalho foi voltado à medida da espessura do cristalino e a distância entre a córnea e o cristalino utilizando um método não invasivo baseado no princípio de Scheimpflug. Esse princípio consiste na captação da imagem formada por um objeto cujo plano imageado não é paralelo ao plano da lente. A partir da rotação do plano da imagem, é possível estabelecer um ângulo especifico entre o plano do objeto e o da imagem, chamado ângulo de Scheimpflug que, ponderado pelo sistema óptico, permite o foco completo do objeto observado. O sistema desenvolvido é constituído de uma iluminação na forma de fenda, na região azul do espectro visível, para o estabelecimento do plano imageado do cristalino e um sistema óptico baseado no princípio descrito acima que desenvolve o papel de magnificação e captação da imagem referente ao plano transversal ocular que contém os parâmetros desejados. Fomos capazes de desenvolver e implementar o sistema com resultados satisfatórios comparáveis aos dos equipamentos comerciais de alto nível utilizando materiais voltados para prototipagem genérica com custo reduzido. Esse trabalho apresenta grande relevância relacionada à nacionalização da tecnologia que, até então, não é dominada por nenhuma empresa nacional.

Referências

1 RESNIKOFF, S. et al. Global data on visual impairment in the year. Bulletin of the World Health Organization, v. 82, n. 11, p. 844-851, Nov. 2004.
2 ALLEN, D.; VASAVADA, A. Cataract and surgery for cataract. British Medical Journal, v. 333. n. 7559, p. 128-132, July 2006.

Subárea Óptica e Lasers
Apresentação do trabalho acadêmico para o público geral Sim

Autores primários

Co-autor

Materiais de apresentação

Ainda não há materiais