Kevin Kühl

O presente projeto propôs o desenvolvimento de um sistema de visão computa-
cional capaz de reconhecer trincas e rachaduras em superfícies metálicas, realizando etapas de pré-processamento e análise de imagem.(1) Tal abordagem torna-se relevante, uma vez que tratamentos de superfícies metálicas constituem uma etapa ou processo de grande interesse para diversos ramos da indústria com o intuito de prevenir desgastes ou reparar superfícies danificadas, principalmente de componentes mecânicos de alto valor agregado, geralmente designados para operarem em condições extremas de trabalho e/ou atenderem requisitos de segurança imprescindíveis. Métodos tradicionais para realizar tais procedimentos normalmente são custosos e possuem desvantagens significativas.(2)
Desse modo, o projeto surgiu com o intuito de reduzir as desvantagens do processo com parâmetros pré-estabelecidos, incluindo o ferramental proporcionado pela visão computacional em um projeto de deposição a laser utilizando controle de malha fechada, possibilitando, assim, correções em tempo real.(3)

1 TOYSERKANI, E.; KHAJEPOUR, A.; CORBIN, S. Laser cladding. Boca Raton:; CRC Press LLC, 2000.
2 PULLI, K. et al. Real-time coputer vision with openCV. Comunications of the ACM, v.55,n.6, p.61-69, 2012.
3 BRADSKI, G. R.; KAEHLER, A. Learning openCV : computer vision with the OpenCV library. Sebastopol, CA: O'Reilly, 2008.

Subárea Óptica e Lasers

Kevin Kühl Prof. Jarbas C. de Castro Neto (Instituto de Física de São Carlos) Dr. Fátima M. M. Yasuoka (Instituto de Física de São Carlos)