Descoberta de derivados de marinoquinolina como inibidores de Plasmodium falciparum

Sr. Guilherme Eduardo Souza (Instituto de Física de São Carlos - Universidade de São Paulo)

A malária é uma doença infecciosa causada por protozoários do gênero Plasmodium spp. O surgimento de resistência aos tratamentos de primeira e segunda linha para a malária aguda não-complicada reforça a necessidade do desenvolvimento de novos candidatos a fármacos. Nesse contexto, a classe química das marinoquinolinas vem mostrando um promissor potencial antimalárico. O uso de uma abordagem integrada de avaliação de relações entra estrutura e atividade, atividade antiparasitária, e avaliação in vivo permitiu a identificação de um derivado marinoquinolínico como composto líder ((4-(7-methoxi-3H-pirrola[2,3-c]quinolin-4-il)-fenil)carbamato). (1) Dando continuidade ao processo de descoberta desta série química, quinze novos derivados foram planejados e sintetizados. A avaliação biológica reportada neste relatório revelou que substituintes heterocíclicos e volumosos na posição 4 do anel quinolínico são favoráveis para o aumento de potência e seletividade da série. Paralelamente, está sendo realizada a padronização de um ensaio para determinação da permeabilidade aparente em células Caco-2, o qual será utilizado para avaliação da permeabilidade in vitro das marinoquinolinas. As próximas etapas deste trabalho irão envolver o planejamento e a síntese de novos derivados marinoquinolínicos e sua avaliação biológica in vitro. Compostos mais potentes e seletivos terão sua permeabilidade in vitro avaliada, e os mais promissores serão selecionados para avaliação em modelos ex vivo e in vivo.

1 AGUIAR, A. C. C. et al. Discovery of marinoquinolines as potent and fast-acting Plasmodium falciparum inhibitors with in vivo activity. Journal of Medicinal Chemistry, v. 61, n. 13, p. 5547-5568, 2018.

Subárea Biotecnologia Molecular

Dr. Anna Caroline Aguiar (Instituto de Física de São Carlos - Universidade de São Paulo) Prof. Rafael Guido (Instituto de Física de São Carlos - Universidade de São Paulo)