Estudo do efeito vascular da terapia fotodinâmica e curcumina no modelo de Membrana Corioalantóica

Giane Corrêa Ferreira (Universidade de São Paulo - Instituto de Física de São Carlos)

O modelo de Membrana Corioalantóica (CAM) de ovos de galinha possibilita o acesso direto aos vasos sanguíneos e, portanto, é um ótimo modelo para realizar estudos de efeito vascular. O principal objetivo deste estudo é utilizar o modelo CAM para avaliar o efeito combinado do fotossensibilizador com os efeitos antiangiogênicos da curcumina. A Terapia Fotodinâmica (TFD) é um tratamento que requer luz, um agente fotossensibilizante (FS) e oxigênio molecular. A interação entre luz e FS transforma o oxigênio molecular em oxigênio singleto, o qual é altamente reativo e responsável pela morte celular. (1) A curcumina é usada porque é um fotossensibilizador natural. Ovos de galinha foram obtidos de um produtor local (A´DORO S.A., São Carlos / SP, Brasil) e, no terceiro dia de desenvolvimento, uma janela foi aberta na casca. Os ovos foram mantidos na incubadora em 37,7° C até o 11° dia, e formulações de géis à base de curcumina foram aplicadas sobre uma região da membrana corioalantóica. Um anel de Teflon® de 1,0 cm de diâmetro foi usado para limitar a solução de curcumina na CAM e na área de irradiação e análise. As formulações em gel de curcumina a 0,5 mM foram feitas a partir de um creme e uma solução de curcumina e o tempo de incubação foi de 40 minutos. A TFD foi realizada com LED em 450 nm, irradiância de 50 mW/cm² e 5 minutos de iluminação, totalizando doses. de 15 J/cm². As imagens foram coletadas usando uma câmera USB Microscópio Digital antes da aplicação, a cada 30 minutos nas primeiras três horas e 24 horas após o tratamento. As imagens obtidas foram analisadas medindo-se o diâmetro dos vasos sanguíneos antes e após o tratamento da terapia fotodinâmica e com o uso de apenas curcumina sem luz. Os grupos controle, apenas com luz e somente com o anel de Teflon®, não apresentaram alterações significativas no diâmetro dos vasos. Enquanto os grupos com apenas curcumina apresentaram redução de diâmetro, o grupo com curcumina associado à luz apresentou maiores níveis de redução no diâmetro do vaso. Com essa análise preliminar, foi possível observar que a curcumina na verdade possui um efeito antiangiogênico intrínseco. Além disso, a associação de curcumina com luz (terapia fotodinâmica) tem efeitos antiangiogênicos mais fortes. Serão testados outros volumes e concentrações de gel de curcumina e doses de luz e serão utilizados outros métodos de avaliação do nível de efeito antiangiogênico, a fim de melhorar a análise e encontrar um protocolo que maximize o efeito antiangiogênico, mantendo o embrião vivo.

1 BUZZÁ, H. H. et al. Vascular effects of photodynamic therapy with curcumin in a chorioallantoic membrane model. International Journal of Molecular Science, v. 20, n. 5, p. 1084-1-1084-12, 2019.

Subárea Óptica e Lasers

Prof. Vanderlei Salvador Bagnato (Universidade de São Paulo - Instituto de Física de São Carlos ) Dr. Hilde Harb Buzzá (Universidade de São Paulo - Instituto de Física de São Carlos)