5 – 9 de ago. de 2019
Fuso horário America/Sao_Paulo

Produção de anticorpos monoclonais do HIV para entrega direcionada de imunoconjugados

Não agendado
20m
Iniciação Científica

Palestrante

Sra Giulia Di Giacomo Cunha

Descrição

O HIV - vírus da imunodeficiência humana - é o causador da AIDS, doença sexualmente transmissível que acomete os portadores do vírus de modo a atacar o sistema imunológico do paciente, cujo organismo não consegue se livrar desse. Atualmente não é conhecida nenhuma cura e a terapia mais comum é a antirretroviral (cART), mas apenas aproximadamente 55% dos soropositivos têm acesso a esse tratamento, indicando que o estudo de novas abordagens terapêuticas é indicado, como o desenvolvimento de novas formas de imunoterapia. Como proposta de imunoterapia, ao conectarmos um anticorpo monoclonal (mAb) à citotoxinas a partir de ligações estáveis desenvolvemos imunoconjugados direcionados às proteínas do envelope do HIV - gp120 e gp41 - levando assim à morte específica das células infectadas pelo vírus. (1) Nesse projeto buscamos desenvolver e caracterizar anticorpos monoclonais que possam compor um imunoconjugado eficaz para alcançar células que expressam o envelope celular do vírus HIV (2); na primeira parte do projeto realizou-se a expressão transiente do DNA plasmidial das cadeias dos anticorpos em E. coli DH5-alpha, seguida pela purificação desses anticorpos com aplicação de cromatografia de afinidade com coluna de proteína G. Na segunda parte, os anticorpos e conjugados - tanto de anticorpos com marcadores fluorescentes quanto de anticorpos com fotossensibilizadores - foram caracterizados a partir da análise de experimentos de espectrofotometria e de microscopia, que nos forneceram informações referentes à concentração de anticorpos e conjugados, adesão e absorção dos anticorpos às células alvo e degradação celular das mesmas. Os resultados obtidos durante a primeira etapa do projeto indicaram as dificuldades presentes na produção dos anticorpos, de forma que os protocolos pudessem ser otimizados e os problemas encontrados fossem resolvidos; enquanto os resultados obtidos na segunda parte nos forneceram dados relevantes para o desenvolvimento de protocolo de tratamento adequado à essa imunoterapia.

Referências

1 LOS ALAMOS NATIONAL LABORATORY. HIV sequence database. Disponível em: https://www.hiv.lanl.gov/content/sequence/HIV/MAP/landmark.html. Acesso em: 3 jan. 2019.
2 PACIFIC IMMUNOLOGY. Polyclonal vs monoclonal antibodies. Disponível em: https://www.pacificimmunology.com/resources/antibody-introduction/polyclonal-vs-monoclonal-antibodies/. Acesso em: 6 jan. 2019.

Subárea Óptica e Lasers
Apresentação do trabalho acadêmico para o público geral Não

Autor primário

Co-autor

Materiais de apresentação

Ainda não há materiais