Processamento de imagens aplicado ao estudo de gases quânticos em regime turbulento

Sr. André de Freitas Smaira (IFSC/USP)

Neste trabalho apresentamos e discutimos os resultados e propriedades de turbulência em condensados de Bose-Einstein determinadas a partir de imagens de tempo de voo e processadas usando algoritmos complexos capazes de extrair informações relevantes das flutuações de densidade atômica observadas nesse tipo de amostra. Baseando-nos em processamento avançado somos capazes de ir além dos resultados padrões, já apresentados, e determinar mapas de momentum linear (1), flutuações de densidade e correlações, propriedades de vórtices, assim como desenvolver outros tipos de análise, para ajudar em uma melhor caracterização e entendimento dos resultados obtidos em regime turbulento, além de outras propriedades relacionadas. Nesse sentido, desenvolvemos uma biblioteca de processamento especializada para ser usada nas análises e na determinação de propriedades não triviais, essenciais ao futuro da pesquisa de gases turbulentos degenerados no IFSC. Nosso foco principal nessa fase final é a reconstrução tridimensional de uma nuvem atômica partindo de duas ou três imagens não ortogonais de absorção capturadas em tempo de vôo. Para isso usamos a “transformada inversa de Radon (2) (princípio da tomografia computadorizada) tridimensional”, porém, ao contrário do que exige o teorema da indeterminação, que estabelece que a quantidade de imagens necessárias seja suficientemente grande, temos poucas imagens. Tal problema é amenizado, mas não solucionado, usando métodos de correções iterativas. (3)

1 TAVARES, P. E. S. Excitations in Bose-Einstein condensates: collective modes, quantum turbulence and matter wave statistics. 2016. 134 p. Thesis (Doctorate in Science) - Instituto de Física de São Carlos, Universidade de São Paulo, São Carlos, 2016.
2 DE PIERRO, A. R. Problemas matemáticos em tomografia por emissão. Matemática Universitária, n. 41, p. 33-49, dez. 2006.
3 MIQUELES, E. X., DE PIERRO, A. R. Iterative reconstruction in x-ray fluorescence tomography based on Radon inversion. IEEE Transactions on Medical Imaging, v. 30, n. 2, p. 438-450, Feb. 2011.

Subárea Física Atômica e Molecular

Sr. André de Freitas Smaira (IFSC/USP) Dr. Gustavo Deczka Telles Prof. Vanderlei Salvador Bagnato (Universidade de São Paulo - Instituto de Física de São Carlos )