Desenvolvimento de técnica para processamento de imagens de microscópio especular

Felipe Orlando Morais

O presente trabalho tem como objetivo o desenvolvimento de um software para detectar e contar células de imagens provenientes de um microscópio especular. O microscópio especular é responsável por realizar um exame que registra imagens do endotélio corneano, permitindo ao oftalmologista avaliar a densidade e a qualidade das células presentes na região de amostragem, cujo resultado pode ser estendido para todo o endotélio. (1) Esse exame tem grande importância e é realizado no pré-operatório da cirurgia de catarata, de cirurgias refrativas e corneanas, assim como para o controle do uso de lentes de contato e avaliação de doenças na córnea. (1) Uma imagem coletada nesse exame possui, em geral, mais de uma centena de células. Dada a dificuldade de contar as células de cada imagem individualmente (2), foi desenvolvido um programa na linguagem de programação Python e usando ferramentas de Visão Computacional que permite automatizar essa contagem e realizá-la em uma fração de segundo. É necessário apenas saber previamente a área contida em cada imagem, e a partir do número de células nessa área contado pelo programa é calculada a densidade. Todas as ferramentas de programação utilizadas são Open Source, sendo, além da linguagem de programação Python, as bibliotecas OpenCV, Numpy e Matplotlib, o que significa que a criação e utilização do software não requerem por si só nenhum custo.

1 BONNELL, A. J.; CYMBOR, M. Under specular the microscope: take a closer look at the clinical and financial benefits that non-contact specular microscopy could offer your practice. Review of Optometry, v. 149, n. 8, p. 58-64, 2012.
2 HUANG, J. et al. Comparison of manual and automated analysis methods for corneal endothelial cell density measurements by specular microscopy. Journal of Optometry, v. 11, n. 3, p. 182-191, 2018.

Subárea Óptica e Lasers
Apresentação do trabalho acadêmico para o público geral Sim

Co-autores

Dr. André O. de Oliveira (Instituto de Física de São Carlos, Universidade de São Paulo) Lucas Orlandi de Oliveira (Instituto de Física de São Carlos) Prof. Jarbas C. de Castro Neto (Instituto de Física de São Carlos)