5 – 9 de ago. de 2019
Fuso horário America/Sao_Paulo

Acoplamento de um filtro sintonizável de cristal líquido em um microscópio óptico para obtenção de imagens multiespectrais de lâminas histológicas.

Não agendado
20m
Iniciação Científica

Palestrante

Harelline Belotti

Descrição

A utilização de imagens multiespectrais tem sido altamente abordada em diversas áreas nos campos científico e comercial, desde arqueologia à biomedicina. Dentre suas vantagens, as imagens multiespectrais possuem um grande conteúdo de informações, tendo em vista a ampla gama do espectro eletromagnético que as mesmas podem abordar, além de oferecerem um rápido controle eletrônico via software. Dentre suas aplicações, podemos citar o diagnostico nao-invasivo de doenças, e as orientações cirúrgicas em tempo real.(1)Esse estudo tem por finalidade o desenvolvimento de um aparato experimental capaz de adquirir imagens multiespectrais controlado por um software produzido via Labview (National Instruments, EUA), além do processamento de imagens de lâmina histológica, por exemplo de lesões de pele malignas. Será utilizado um filtro sintonizável de cristal líquido (LCTF, do termo em inglês, liquid crystal tunable filter), filtro este de interferência óptica de alta qualidade controlado eletronicamente, com comprimentos ondas do espectro visível e próximo do infravermelho que são eletronicamente controláveis, o qual será acoplado ao microscópio óptico, entre a câmera e a lâmina histológica, controlados por uma interface gráfica.O método consiste em utilizar diferentes comprimentos de ondas abordados pelo LCTF para aquisicionar uma imagem multiespectral de lâminas histológicas, a fim de obter mais informações do que aquelas contidas em uma imagem microscópica convencional.
A ferramenta para o controle do sistema utilizada será um programa escrito no software LabView, para controlar a câmera digital e obter as imagens multiespectrais simultaneamente ao funcionamento do LCTF durante todo o processo.
Nesse software, será possível implementar uma interface amigável com o usuário, possibilitando controle das propriedades de cada aquisição, como quais comprimentos de onda serão utilizados para filtragem, o passo entre eles e até mesmo o processamento das imagens adquiridas.

Referências

1 LU, G.; FEI, B. Medical hyperspectral imaging: a review. Journal of Biomedical Optics,v.19, n.1, p.10901,2014.

Subárea Óptica e Lasers
Apresentação do trabalho acadêmico para o público geral Sim

Autor primário

Co-autores

Prof. Sebastião Pratavieira (Universidade de São Paulo) Sr. Marlon Garcia

Materiais de apresentação

Ainda não há materiais