Estudo da maleabilidade em áreas urbanas

Palestrantes

Guilherme Schimidt Domingues (Instituto de Física de São Carlos - IFSC/USP)Dr. Luciano da Fontoura Costa ( Instituto de Física de São Carlos - IFSC/USP)

O uso da abordagem de Redes Complexas (1) vem crescendo rapidamente em estudos de diversas áreas do conhecimento, como nas biológicas, econômicas, sociais e até mesmo sendo usada na própria estruturação do conhecimento. Neste trabalho, usaremos Redes Complexas para estudar áreas urbanas e como sua topologia pode influenciar em aspectos reais das cidades.Essa abordagem consiste em modelar as cidades estudadas de forma a representar cada cruzamento ou terminação de ruas como um vértice de nossa rede e cada rua ligando dois vértices como uma aresta.
Em trabalhos anteriores, utilizamos a modelagem em redes complexas para estudar e classificar cidades ao redor do mundo, buscando entender suas estruturas e características topológicas e como estas são refletidas em aspectos físicos reais das cidades.(2) Estudamos cerca de 1150 cidades e encontramos padrões que indicam estruturas topológicas próprias de cada continente, bem como tendências de certas medidas se relacionarem com propriedades físicas da estrutura das cidades.
Agora, buscamos estudar a evolução destas características através da análise da maleabilidade das redes,(3)variando aos poucos sua topologia a fim de identificar possíveis mudanças em sua estrutura que visam maximizar vantagens e minimizar obstáculos de aspectos práticos das cidades, como dinâmicas de tráfego e estratégias de crescimento urbano.

1 ALBERT, R. ; BARABASI, A.L. Statistical mechanics of complex networks. Reviews of Modern Physics, v. 74, n. 1, p. 47, 2002.
2 DOMINGUES, S.D.; COMIN, C. H.; SILVA, F. N. ; COSTA, L. d. F. Topological characterization of world cities.
Journal Statistical Theory of Experiment**, v.8, 2018.doi:10-1088/1742-5468/aad365.
3 SILVA,F. N. ; COMIN, C. H.;COSTA, L. . F. Malleability of complex networks.2018. Disponivel em:< arXiv preprint arXiv:1810.09602>. Acesso em: 12.06.19

Subárea Física Computacional e Simulações Numéricas

Guilherme Schimidt Domingues (Instituto de Física de São Carlos - IFSC/USP) Dr. Luciano da Fontoura Costa ( Instituto de Física de São Carlos - IFSC/USP)