Condensados dipolares numa armadilha tipo bolha: modos coletivos

Sr. Eduardo Amâncio Barbosa Oliveira (IFSC)

Neste projeto, estudamos gases quânticos bosônicos que possuem interação dipolar em armadilhas do tipo bolha, onde os átomos são confinados em uma casca esférica. Tal geometria despertou muito interesse no último ano devido à inauguração de um sistema de experimentação em átomos frios na estação espacial internacional. Em tal sistema experimental pretende-se realizar a configuração da armadilha bolha em átomos sem interação dipolar em ambiente de microgravidade. Apesar do interesse recente, não há na literatura estudo de gases dipolares em tal geometria. Por sua vez, gases dipolares são um dos principais tópicos de pesquisa experimental em átomos frios nos últimos 10 anos, especialmente devido à obtenção experimental de gases quânticos de Érbio e Disprósio, este último a espécie atômica mais magnética da Tabela Periódica. Discorrerei brevemente sobre os resultados que obtivemos para propriedades estáticas do condensado, a saber: energias e distribuições de densidade no equilíbrio. Apresentarei em mais detalhes a minha contribuição no projeto: o cálculo de frequências e energias de excitação para modos coletivos de oscilação do sistema. Esse problema foi atacado por um método denominado sum rule approach (1-2), que nos permite obter, em primeira aproximação, expressões analíticas para frequências de oscilação de um dado modo baseado apenas em valores médios de certos operadores no estado fundamental – operadores que podem ser expressos como comutadores do Hamiltoniano do nosso sistema com o ‘operador de excitação’ associado ao modo de interesse. Ilustrarei a aplicação do método para modos de monopolo, dipolo e quadrupolo do sistema, discutindo os resultados obtidos e mostrando como eles se comparam com os valores presentes na literatura no limite sem interação dipolar (3) e no regime usual de uma armadilha harmônica cheia. (2)

1 STRINGARI, S. Collective excitations of a trapped Bose-condensed gas. Physical Review Letters, v. 77, n. 12, p. 2360-2363, Sept. 1996.
2 KIMURA, T.; SAITO, H.; UEDA, M. A variational sum-rule approach to collective excitations of a trapped Bose-Einstein condensate. Journal of the Physic Society of Japan, v. 68, n. 5, p. 1477-1480, May 1999.
3 SUN, K. et al. Static and dynamic properties of shell-shaped condensates. Physical Review A, v. 98, n. 1, p. 013609-1-013609-24, July 2018.

Subárea Física Atômica e Molecular

Co-autor

Dr. Emanuel Alves de L. Henn (Universidade de São Paulo, Instituto de Física de São Carlos)