Influência da heterogeneidade das características de tarefas na sua execução distribuída em redes complexas

Mestrado

Miguel Lopes (Instituto de Física de São Carlos)

Diversos fenômenos consistem em entidades interagindo entre si, devido a isso, é comum utilizar redes complexas para modelá-los. (1) Desde redes de proteínas, até a sociedade humana, passando pela World Wide Web e a disseminação de doenças, muitas das dinâmicas presentes nestes sistemas podem ser reproduzidas com o uso de redes complexas. Porém, o mais interessante para este trabalho são as redes de distribuição de tarefas, as quais são compostas por agentes interligados que são responsáveis por executar tarefas e, quando necessário, delegá-las a outro componente da rede. Entretanto, os estudos deste fenômeno, em geral, encontram-se limitados quanto a homogeneidade das tarefas das quais os agentes são encarregados. (2-3) Este trabalho busca analisar as consequências quando as tarefas são heterogêneas nos seguintes pontos: diferença no tempo necessário para a conclusão da tarefa, denominada por heterogeneidade intrínseca, diferença nas taxas de produção de tarefas por cada um dos nós agentes, nós distintos podem produzir tarefas a taxas distintas, e tal foi denominado por heterogeneidade espacial, e por fim, diferenças nos intervalos de chegada de novas tarefas, denominada por heterogeneidade temporal. Tais heterogeneidades acabam por desbalancear a rede, tornando imprescindível a existência de uma distribuição de tarefas eficiente. Com isso, espera-se uma melhor compreensão de como as propriedades topológicas da rede influenciam na sua capacidade de lidar com essas heterogeneidades.

1 COSTA, L. F. et al. Analyzing and modeling real-world phenomena with complex networks: a survey of applications. Advances in Physics, v. 60, n. 3, p. 329-412, 2011.
2 COSTA, L. F.; TRAVIESO, G.; RUGGIERO, C. A. Complex grid computing. European Physical Journal B, v. 44, n. 1, p. 119-128, 2005.
3 ISHII, R. P.; MELLO, R. F.; YANG, L. T. A complex network-based approach for job scheduling in grid environments. In: PERROTT, R. et al. (ed). High performance computing and communications. Berlin: Springer, 2007. p. 205-212. (Lecture notes in computer science, v. 4782).

Subárea Física Computacional e Simulações Numéricas

Miguel Lopes (Instituto de Física de São Carlos)

Co-autor

Prof. Gonzalo Traviesco (Instituto de Física de São Carlos)