5 – 9 de ago. de 2019
Fuso horário America/Sao_Paulo

Vidros fosfatos de íons alcalinos e alcalinos terrosos

Não agendado
20m
Mestrado

Palestrante

Gabriel Felipe Morguetto

Descrição

Ao adicionarmos íons alcalinos em um sistema vítreo, o mesmo passa a apresentar condutividade iônica, tornando estes materiais interessantes para a aplicação em baterias e em sensores. No entanto, sabe-se que com mais de uma espécie iônica móvel presente no sistema, um mínimo na condutividade é observado (até seis ordens de grandeza menor que os sistemas com apenas uma espécie iônica) (1), além de não-linearidades em propriedades que dependem da difusão iônica no material. Um modelo que tenta explicar este efeito de íons mistos (EIM) é o “Random Ion Distribution Model” (RIDM), tendo como hipóteses a mistura aleatória das espécies móveis e a presença de sítios de ocupação estruturalmente diferentes para cada íon. (2) Neste projeto, verificaremos a validade das hipóteses do RIDM, perturbando um sistema vítreo com EIM intenso (Li-Cs metafosfato) com a adição de uma terceira espécie modificadora (Sr), procurando as condições para inibir o EIM associado à mistura dos íons alcalinos. Para tal, utilizou-se técnicas de ressonância magnética nuclear (RMN) de estado sólido, de calorimetria diferencial de varredura (DSC) e de espectroscopia de impedância (IE). Observamos linearidades nas larguras de linha espectrais dos núcleos de $^7$Li e $^{133}$Cs em função da densidade iônica dos mesmos. Para todas as razões Li-Cs, medimos comportamentos lineares, indicando que variações de qualquer um dos íons não afeta a diluição dos demais, indicativo da mistura aleatória dos íons, em conformidade com o RIDM. Além disso, através da IE, mostramos que o EIM continua presente após a adição de Sr, que atua como íon de bloqueio na difusão de Li e Cs, diminuindo a condutividade globalmente e deslocando o mínimo para a razão 0.25 Li:Cs.

Referências

1 KARLSSON, C. et al. Ionic conductivity and the mixed alkali effect in LixRb(1-x)PO3 glasses. Physical Review B, v. 68, n. 6, p. 064202-1-064202-9, 2003.
2 SWENSON, J. et al. Random ion distribution model: a structural approach to the mixed-alkali effect in glasses. Physical Review B, v. 63, n. 13, p. 132202-1-132202-4, 2001.

Subárea Ressonância Magnética e Caos
Apresentação do trabalho acadêmico para o público geral Não

Autor primário

Materiais de apresentação

Ainda não há materiais