Abordagem global de centralidade em redes complexas

Mateus L. Mazziero (Instituto de Física de São Carlos)

Neste trabalho foram estudadas características topológicas de redes complexas através de medidas de caráter global. Foram usadas as chamadas medidas hierárquicas (1) para dividir a rede em regiões, e assim verificar atributos comuns aos nós de cada região. Essas medidas foram aplicadas a modelos de rede gerados de forma algorítmica(2) (Erdös-Rényi, Waxman e Barabási-Albert) e também a redes reais.(3) Entre os resultados foram observadas a caracterização de centralidade em redes geográficas, e de hubs em redes no modelo de Barabási-Albert.

1 COSTA, L. F.; SILVA, F. N. Hierarchical characterization of complex networks. Journal of Statistical Physics, v. 125, n. 4, p. 841-872, 2006.
2 ERDÖS, P.; RÉNYI, A. On the evolution of random graphs. Publication of the Mathematical Institute of the Hungarian Academy of Sciences, v. 5, n. 1, p. 17-61, 1960.
3 COSTA, L. F. Analyzing and modeling real-world phenomena with complex networks: a survey of applications. Advances in Physics, v. 60, n. 3, p. 329-412, 2011.

Subárea Física Computacional e Simulações Numéricas

Mateus L. Mazziero (Instituto de Física de São Carlos)

César H. Comin (Departamento de Ciência da Computação - UFSCar) Luciano da F. Costa (Instituto de Física de São Carlos)