Interferômetro de Mach-Zehnder e a Escolha Retardada Quântica

Caio Botelho Naves (IFSC - USP)

O interferômetro de Mach – Zehnder é um paradigma para propostas de investigação experimental sobre os fundamentos da teoria quântica porque permite a análise de tópicos avançados como a dualidade onda - partícula, emaranhamento quântico, o “apagador quântico de escolha retardada", entre outros, como proposto por C. Ferrari e B. Braunecker(1) No presente trabalho analisaremos como a dualidade onda - partícula pode ser entendida e atualizada, comparando com o conceito definido por Niels Bohr, através de uma proposta de experimento de escolha retardada quântica feita por R. Ionicioiu e D. R. Terno (2), em que o resultado da determinação da dualidade é obtido através da medição de uma partícula quântica de prova.

1 FERRARI, C.; BRAUNECKER, B. Entanglement, which-way measurements, and a quantum erasure. American Joural of Physics, v. 78, n. 8, p. 792, 2010.
2 IONICIOIU, R.; TERNO, D. R. Proposal for a quantum delayed-choice experiment. Physical Review Letters, v. 107, n. 23, p. 230406-1-230406-5, 2011.

Subárea Fundamentos da Mecânica Quântica