Marcação com laser femtosegundo em superfícies metálicas: criação de estruturas nanométricas em prata pura

Mestrado

Vicente S. Mattos (Instituto de Física de São Carlos)

Metais preciosos possuem alta ductilidade, maleabilidade e condutibilidade e são importantes para microfabricação e desenvolvimento de sistemas com plasmons pois possuem condutibilidade elétrica e térmica altas, sendo a prata o metal com o maior destas propriedades, além de vantagens em comparação a outros metais para o uso em plasmônica, uma vez que mantém plasmons de superfície de alta intensidade na faixa de comprimento de onda de 300 a 1200 nm. (1) A preparação da superfície exige cuidados importantes de limpeza e polimento, uma vez que alguns materiais podem ser inseridos dentro do metal, devido à sua baixa dureza. Modificações em superfícies metálicas com uso de laser altera a superfície em diferentes formas, tanto para a formação de nanopartículas, micro e nanofabricação para microeletrônica ou criação de padrões na superfície irradiada. A irradiação por laser femtosegundo se mostra como uma ótima ferramenta para a a criação de modificações na estrutura, principalmente devido à superação do limite da difração na definição de estruturas com tamanho menor que o comprimento de onda de incidência. (2) O objetivo do trabalho foi a criação de nanoestruturas em prata pura utilizando laser femtosegundo pulsado. Para tanto, foi utilizado um laser Libra femtosegundo de 450 mW, 1 KHz de frequência e comprimento de onda de 850 nm da Coherent para a marcação de placas de prata pura polidas, embutidas em baquelite para maior precisão do polimento. Os parâmetros de marcação variados foram a distância da amostra ao foco do laser, velocidade de varredura, distância entre linhas consecutivas de marcação, e a quantidade de varreduras. Foram obtidos diferentes perfis de nanoestruturas. Com parâmetros de menor intensidade (maior distância ao foco do laser, maior velocidade de varredura e distância entre linhas para apenas uma varredura) foram gerados padrões regulares com periodicidade de 450-600 nm, quando analisado por microscopia eletrônica de varredura (MEV) e microscopia de força atômica (AFM), estruturas estas que apresentaram o fenômeno de iridescência quando observadas sob iluminação por luz branca. Por outro lado, com uso da combinação de parâmetros onde mais energia era transmitido ao material, com a amostra sobre o foco do laser, menor velocidade de marcação e distância entre linhas consecutivas, foram obtidas estruturas caóticas, formadas com aglomerados de nanoestruturas esféricas por toda a região marcada. Na análise por MEV, estas esferas apresentaram tamanhos variando de 10 a 500 nm, se arranjando em diferentes perfis sobre a estrutura, além de a composição como um todo apresentar elevação acima da superfície polida de cerca de 0,53 mm.

1 RYCENGA, M. et al. Controlling the synthesis and assembly of silver nanostructures for plasmonic applications. Chemical Reviews, v. 111, n. 6, p. 3669-3712, 2011.
2 KULADEEP, R.; JYOTHI, L.; RAO, D. N. Femtosecond laser micro/nano machining on metallic and semiconductor materials. In: INTERNATIONAL CONFERENCE ON NANOMATERIALS: APPLICATIONS AND PROPERTIES, 4., 2014, Alushta. Proceedings... Lviv: Sumy State University, 2014. v. 3, n. 1, p. 01PCSI08.

Subárea Óptica e Lasers

Vicente S. Mattos (Instituto de Física de São Carlos)

Dr. Fernanda R. Paolillo (Instituto de Física de São Carlos) Daniel Cavallini (Instituto de Física de São Carlos) Dr. Fátima M. M. Yasuoka (Instituto de Física de São Carlos) Prof. Francisco E. G. Guimarães (Instituto de Física de São Carlos) Dr. Marcelo A. P. da Silva (Instituto de Física de São Carlos) Prof. Jarbas C. de Castro Neto (Instituto de Física de São Carlos)