Resposta de tumores 3D a Terapia Fotodinâmica avaliada com microespectroscopia Raman

Sra Maria Júlia de Arruda Mazzotti Marques (Instituto de Física de São Carlos)

A Terapia Fotodinâmica (TFD) é uma técnica muito promissora para o tratamento de lesões pré-cancerosas e cancerígenas, sendo minimamente invasiva. A TFD baseia-se na combinação de três fatores: luz, fotossensibilizador (FS) e oxigênio molecular.(1)O objetivo deste projeto é avaliar os efeitos da terapia fotodinâmica em culturas 3D de células de tumor de mama utilizando a Microespectroscopia Raman. Para a formação de tumores tridimensionais foi utilizado o método de levitação magnética (MLM). Este modelo utiliza nanopartículas magnéticas e um imã para a formação de tumores.(2) Na terapia fotodinâmica, o protocolo foi proposto para não causar a morte completa do tumor, permitindo que um tumor remanescente fosse investigado. O FS Photodithazine (PDZ) foi incubado durante 24 h e foi ativado por uma Biotable, um dispositivo de irradiação personalizado centrado em 660 nm,, entregando a dose de 1 J/cm2.(2) Para analisar os esferóides , foi utilizado o microscópio Raman confocal WITec Alpha 300 RAS. As medições foram feitas antes e em momentos diferentes após a TFD. No grupo controle foi possível identificar diferentes regiões celulares, como o espaço intercelular, onde está localizada a matriz extracelular (MEC), citosol e membrana celular. Diferenças entre os espectros obtidos para os grupos controle e TFD foram identificadas e os perfis destes espectros estão sendo avaliados para identificar o tipo de moléculas contribuintes em cada região. A análise inicial mostra que A TFD causou danos na estrutura do tumor. Proteínas na MEC podem ser o alvo primário da terapia. Com mais análises e novos experimentos será possível entender os mecanismos de ação da TFD em tumores 3D.

1 ISSA, M.C.A.; MANELA-AZULAY, M. Terapia fotodinâmica: revisão da literatura e documentação iconográfica. Anais Brasileiro de Dermatologia, v.85, n.4,p. 501-11, 2010.
2 HAISLER, W.L. et al. Three-dimensional cell culturing by magnetic levitation. Nature Protocols, v.8, p.1940–9,2013. doi:http://dx.doi.org/10.1038/nprot.2013.125.

Subárea Óptica e Lasers

Sra Maria Júlia de Arruda Mazzotti Marques (Instituto de Física de São Carlos)

Sra Carolina de Paula Campos (Instituto de Física de São Carlos) Sra Ievgeniia Iermak (Instituto de Física de São Carlos) Natalia Mayumi Inada (Instituto de Física de São Carlos)