Estudo de um modelo efetivo de spin por meio de simulações de Monte Carlo.

Wilson Martins

Nesse projeto, propomos estudar um modelo efetivo de spins por meio de simulações de Monte Carlo (1) clássicas. Especificamente, estudaremos um modelo de spins planares, ou XY, em três dimensões acrescido de um termo de anisotropia Z6 dependente da temperatura. (2) Investigamos como essa anisotropia seleciona diferentes subconjuntos de estados ordenados e qual é a natureza da transição entre esses estados. O sistema físico original que temos em mente são os pirocloros XY inomogêneos, que são materiais magnéticos intensamente estudados atualmente nos quais a física de sistemas magnéticos frustrados e desordenados se encontram dando origem a uma gama rica de fenômenos e fases.

1 LANDAU, D. P.; BINDER, K. A guide to Monte Carlo simulations in statistical physics. 4th ed. Cambridge: Cambridge University Press, 2015.
2 LOU, J.; SANDVIK, A. W.; BALENTS, L. Emergence of U(1) symmetry in the 3D XY model with Zq anisotropy. Physical Review Letters, v. 99, n. 20, p. 207203-1-207203-4, Nov. 2007.

Subárea Física da Matéria Condensada

Dr. Eric de Castro e Andrade (Universidade de São Paulo) Wilson Martins