Terapia fotodinâmica por excitação de dois fótons em células de melanoma

Sr. Paulo Junior Tadayoshi Nakada (Instituto de Física de São Carlos, Universidade de São Paulo, São Carlos, Brasil)

Atualmente, dentre os diversos tipos de cânceres diagnosticados no Brasil e no mundo, o câncer de pele é o tipo mais frequente. O tipo mais agressivo de câncer de pele é o melanoma, no qual é originado de melanócitos e é caracterizado por lesões pigmentadas com alto potencial metastático. Mesmo possuindo apenas 3 % dos casos, o melanoma causa 79 % das mortes relacionadas a este tipo de câncer de pele. As abordagens empregadas para o tratamento dessa doença são muitas vezes a resseção cirúrgica para remoção da lesão cutânea, a quimioterapia, radioterapia e imunoterapia, dependendo do estadiamento da lesão. No entanto, esses tratamentos possuem baixa eficácia em comparação aos efeitos colaterais gerados e, muitas vezes, são apenas efeitos paliativos. Apesar da sua baixa incidência, o melanoma apresenta altas taxas de morbidade e mortalidade quando diagnosticada em estágios avançados. Esta é a razão pela qual o desenvolvimento e melhoria das opções de tratamento são relevantes. A terapia fotodinâmica (PDT) está sendo investigada em muitos estudos. A reação fotodinâmica para indução de morte celular ocorre principalmente pela produção de oxigênio singleto, uma espécie altamente reativa e oxidativa entre outras espécies reativas de oxigênio (ROS). No caso do melanoma cutâneo, devido à alta concentração de melanina, um dos principais absorventes biológicos devido à sua pigmentação, a PDT apresenta uma fraca resposta devido à grande limitação da penetração da luz no tumor.(1) Uma estratégia para o tratamento do melanoma seria utilizar a técnica de terapia fotodinâmica por excitação de dois fótons (TPE-PDT), permitindo a ativação do PS em regiões do infravermelho próximo (NIR), onde a melanina possui uma janela terapêutica devido a sua baixa absorção, facilitando a distribuição e penetração de luz nas células melanóticas. Esta técnica é devida ao confinamento espacial e temporal da luz incidente. Neste contexto, o objetivo deste projeto é avaliar o TPE-PDT em células de melanoma in vitro, na presença de Oxdime, que possui uma grande secção choque para absorção de dois fótons. (2)

1 HUANG, Y. et al. Melanoma resistance to photodynamic therapy: new insights. Biological Chemistry, v. 394, n. 2, p. 239–250,2013.
2 KHURANA, M. et al. Biodistribution and pharmacokinetic studies of a porphyrin dimer photosensitizer (Oxdime) by fluorescence imaging and spectroscopy in mice bearing xenograft tumors. Photochemistry and Photobiology, v. 88, n. 6, p. 1531–1538, 2012.

Subárea Óptica e Lasers

Dr. Layla Pires (University Health Network, Princess Margaret Cancer Centre, Toronto, Canadá) Sr. Renan Arnon Romano (Instituto de Física de São Carlos, Universidade de São Paulo, São Carlos, Brasil) Prof. Cristina Kurachi (Instituto de Física de São Carlos, Universidade de São Paulo, São Carlos, Brasil) Prof. Sebastião Pratavieira (Universidade de São Paulo) Dr. Brian C. Wilson