Maleabilidade de redes complexas para topologias variadas

Palestrantes

Roberto Hiroshi Matos Furuta (Instituto de Física de São Carlo - Universidade de São Paulo)Dr. Luciano da Fontoura Costa (Instituto de Física de São Carlo - Universidade de São Paulo)

A dinâmica de redes é um assunto de grande interesse científico, uma vez que grande parte de sistemas estudados evoluem com o passar do tempo. Em 2018, foi proposta a medida de rede nomeada maleabilidade para quantificar, a partir de um estado inicial, a distribuição de valores de uma outra medida específica perante um tipo de perturbação de rede. (1) Neste trabalho, será estudado o comportamento da maleabilidade de diferentes medidas perante diversas perturbações em redes reais e modelos. Pretende-se também avaliar a evolução da maleabilidade no modelo dinâmico de Kuramoto. (2) Até o momento, foi estudada a maleabilidade do clustering médio perante a remoção sucessiva de arestas. Esta apresentou um comportamento crescente suave quando a aresta removida conserva a quantidade de estados possíveis e uma queda brusca quando a aresta removida reduz a quantidade de estados possíveis.

1 SILVA, F. N.; COMIN, C. H.;COSTA, L. F. Malleability of complex networks. 2018. Disponivel em: https://arxiv.org/abs/1810.09602. Acesso em: 12 jun. 2019.
2 ACEBRÓN, J. A. et al. The Kuramoto model: a simple paradigm for synchronization phenomena. Reviews of Modern Physics, v. 77, n. 1, p. 137-185, 2005.

Subárea Física Computacional e Simulações Numéricas

Roberto Hiroshi Matos Furuta (Instituto de Física de São Carlo - Universidade de São Paulo) Dr. Luciano da Fontoura Costa (Instituto de Física de São Carlo - Universidade de São Paulo)