Efeitos toxicológicos induzidos por nanopartículas de óxido de grafeno e óxido de cério em Ceriodaphnia silvestrii

Mestrado

Sr. Marco Antonio Montero Tuesta (Grupo de Nanomedicina e Nanotoxicología )

As nanopartículas (NP) de óxido de grafeno (GO) e óxido de cério (nano-CeO2) apresentam propriedades físicas e químicas únicas que facilitam sua aplicação em áreas como eletrônica e biomedicina. (1-2) Inevitavelmente, essas NPs são liberadas e depositadas em ambientes aquáticos, como rios, lagos e oceanos, dessa forma, compreender as interações destas NPs dentro do sistema biológico é extremamente importante sendo um ponto chave tanto para a aplicação útil como para a regulação de nanomateriais. Como organismo de teste será adotado o Ceriodaphnia silvestrii, crustáceo braquiópode pertencente a subordem cladocera de ampla distribuição geográfica em toda a América do Sul e de relevância ecológica (organismo chave da cadeia alimentar aquática) em ecossistemas de água doce tropical e subtropical. C. silvestrii é uma espécie nativa com ciclo de vida curto, alta taxa reprodutiva, sensibilidade a contaminantes e de fácil cultivo sob condições controladas. (3) O objetivo deste estudo é investigar como NPs de GO e nano-CeO2 interagem com C. silvestrii através da avaliação de toxicidade aguda e crônica, levando em consideração parâmetros de imobilidade, reprodução, taxas de alimentação, geração de espécies reativas de oxigênio (ROS), ensaios enzimáticos e acúmulo de nanopartículas. Os resultados deste estudo ajudarão a entender os efeitos dessas NPs em cladóceros de água doce.

1 KIM, H. Y. et al. In vivo visualization of endogenous mi R-21 using hyaluronic acid-coated graphene oxide for targeted cancer therapy. Biomaterials, v. 121, p. 144-154, Mar. 2017. doi: 10.1016/j.biomaterials.2016.12.028.
2 ASATI, A. et al. Surface-charge-dependent cell localization and cytotoxicity of cerium oxide nanoparticles. ACS Nano, v. 4, n. 9, p. 5321-5331, Sept. 2010.
3 JACONETTI, P. C. M. Validação de ensaios ecotoxicologicos com organismos autoctones Daphnia leavis e Ceriodaphnia silvestrii. 2005. 85 p. Dissertação (Mestrado em Ciências) - Instituto de Pesquisa Energéticas e Nucleares, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2005.

Subárea Nanotoxicologia e Nanomedicina

Sr. Marco Antonio Montero Tuesta (Grupo de Nanomedicina e Nanotoxicología ) Dr. Valtencir Zucolotto (Grupo de nanomedicina y nanotoxicología)