Learning Analytics e metodologias ativas como ferramenta de apoio à modernização e análise em cursos de Física e Engenharia

Robson Douglas da Silva Martins

Neste trabalho, iremos apresentar de que forma o uso de plataformas de gerenciamento de aprendizagem online, como o sistema e-Disciplinas (sistema de apoio às disciplinas de graduação e pós-graduação da USP), pode tornar-se uma ferramenta valiosa durante o planejamento, diagnóstico e melhoria das disciplinas de graduação, especialmente nas disciplinas de formação básica de cursos na área de Ciências Exatas (ciências, engenharia, computação e matemática).Serão apresentadas algumas análises de um grande volume de dados que têm sido coletados ao longo dos últimos três anos nas disciplinas introdutórias de Física (Física 1 e 2), que são oferecidas de forma integrada para praticamente todos os cursos do campus de São Carlos. Esses dados, que envolvem milhares de alunos, nos permitem analisar e entender alguns dos comportamentos gerais dos estudantes, durante todo o semestre, e como estes comportamentos podem e influenciam os resultados finais obtido nestas disciplinas. Os dados revelam também correlações relevantes no diagnóstico de eficácia de ações pedagógicas recentemente adotadas pelo Instituto de Física de São Carlos, envolvendo novas tecnologias educacionais e metodologias ativas de aprendizagem, e ajudam balizar escolhas bem informadas e baseadas em evidências, visando a modernização e melhoria das disciplinas de graduação oferecidas pela universidade. Estas ações, assim como afirma Berbel(1),acabam mostrando que o professor tem ganho uma maior relevância e adquirido maiores responsabilidades quando trabalha neste modelo de ensino-aprendizagem, em comparação com o ensino tradicional, desta forma, estas análises e ferramentas auxiliam e potencializam estes métodos de ensino. Estas análises possibilitam também, que o professor possa intervir de maneira mais reativa e significativa no processo de aprendizagem do aluno.

1 BERBEL, N. A. N. As metodologias ativas e a promoção da autonomia de estudantes.
Semina: Ciências Sociais e Humanas, v. 32, n.1, p. 25-40, 2011.

Subárea Ensino de Física e História da Ciência