Automação de um frontEnd de RMN para controle de periféricos em baixa velocidade

Rafael Silva Montes

O desenvolvimento de técnicas de ressonância magnética tem se mostrado fundamentais pois elas têm grande aplicabilidade na indústria, em análises clínicas, no estudo morfológico da estrutura do material, entre outros. É uma técnica não invasiva que permite análises e observações de substâncias presentes no corpo de teste. (1) Assim, o desenvolvimento de um espectrômetro com ampla aplicabilidade, como o desenvolvido pelo grupo CIERMag, tem ampla relevância. Os sinais gerados pelo espectrômetro passam por um FrontEnd que faz uso de uma técnica que envolve a utilização de múltiplos canais, necessitando de circuitos para intermediar as transmissões e recepções dos sinais captados e gerados. No momento da atuação de uma aplicação deve-se ter o controle de diversas variáveis que podem interferir nos resultados obtidos ou mesmo danificar os equipamentos, como, por exemplo, alterações da temperatura da bobina de gradiente, o controle de uma cama ou outro periférico que seja essencial para uma determinada aplicação entre outros. Dessa maneira, este projeto desenvolverá um dispositivo de controle dos sensores, dispositivos periféricos e do FrontEnd, no caso desse último, para obter um maior domínio sobre as atribuições dos sinais dos canais de recepção e de transmissão e atribuir atenuações para os transmissores e receptores da maneira que um usuário desejar.

1 SOUZA, P. V. B. D. Desenvolvimento de um subsistema non-real-time para o gerenciamento de dispositivos periféricos e desenvolvimento de interfaces gráficas. 2016. 120 p. Dissertação (Mestrado em Ciências) - Instituto de Física de São Carlos, Universidade de São Paulo, São Carlos, 2016.

Subárea Física Computacional e Simulações Numéricas