Fabricação de aglomerados metálicos para aplicação em LASERS Randômicos

Sra Paulina Rossi Ferreira (IFSC-USP)

No âmbito da aplicação de lasers, observaram-se grandes avanços na última década, incluindo o surgimento de dispositivos de amplificação da luz sem cavidade, que permitiu diversas aplicações na área de sensores. (1) Os Lasers Aleatórios (LA), gerados por amostras de pequenas dimensões e grande poder de espalhamento vêm sendo usados para diagnósticos, análise de composição de substâncias, entre outras aplicações. (2) O presente estudo (continuação do projeto desenvolvido pelo estudante Leonardo Franklin) procura utilizar a montagem experimental para geração de LA utilizando amostras compostas por clusters de nanopartículas metálicas fabricados por fs-LIFT como meio de ganho. Sendo fs-LIFT – Laser Induced Forward Transfer, uma técnica de processamento de materiais de alta resolução, fundamentada na vaporização e deposição controlada de materiais. O diferencial da técnica, que leva à sua aplicação neste estudo, é o aparecimento de nanopartículas (NPs), em particular NPs de ouro, sendo aqui utilizadas como centros espalhadores. (3) Trabalhos preliminares demonstram que potências mais altas e velocidades de varredura mais baixas tendem a produzir amostras de meio de ganho mais adequadas para o uso dessas estruturas em experimentos de LA. Como proposta de aplicação, o trabalho procura construir um sensor óptico de hibridização de DNA, material que interage com a superfície de NPs formando complexos capazes de modificar o espectro de absorção do material. Espera-se, portanto, que esse conjunto NP+DNA na presença de rodamina, seja possível observar emissão laser característica.

1 CAO, H. Random lasers: development, features and applications. Optics Photonics News, v. 16, n. 1, p. 24-29, Jan. 2005.
2 ABEGÃO, L. M. G. Measuring milk fat content by random laser emission. Science Reports, v. 6, p. 35119-1-35119-4, Oct. 2016. doi: 10.1038/srep35119.
3 WIERSMA, D. S. The physics and applications of random lasers. Nature Physics, v. 4, n. 5, p. 359-367, May 2008.

Subárea Óptica e Lasers

Dr. Juliana Mara Pinto Almeida (EESC-USP/IFSC-USP) Leonardo de Boni (São Carlos Institute of Physics, USP University of São Paulo)