Síntese e caracterização de novas formas sólidas de insumos farmacêuticos ativos (IFAs) usados no tratamento da depressão.

Sra Beatriz Rathge Miranda (Instituto de Física de São Carlos (IFSC))

A depressão é um transtorno mental mais frequente do que se imagina: de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS, 2017), a depressão atinge mais de 320 milhões de pessoas em todo o mundo, e cerca de 6% (11.5 milhões de pessoas) da população brasileira.(1) Os primeiros medicamentos antidepressivos passaram a ser comercializados na década de 50 e, hoje, são encontrados oito diferentes classes de antidepressivos no mercado. Destacam-se os SSRIs (Selective Serotonin Reuptake Inhibitors), em especial a Paroxetina (PRX), um IFA (insumo farmacêutico ativo) capaz de atuar no tratamento de todos os tipos de depressão conhecidos, devido aos seus efeitos colaterais mais brandos. Na IUPAC, a PRX recebe o nome (3S,4R)-3-[(1,3-Benzodioxol-5-yloxy)methyl]-4-(4-fluorophenyl)piperidine e, comercialmente, se apresenta em duas formas polimórficas: [(PRX.HCl)H2O] e [(PRX.HCl).0.5H2O], sendo a segunda termodinamicamente mais estável que a primeira. Compreendendo a importância de um tratamento adequado para a depressão, o presente trabalho teve como objetivo o desenho, a síntese supramolecular e a caracterização de novas formas sólidas da Paroxetina com propriedades físico-químicas, como dureza, ponto de fusão, solubilidade, reatividade e biodisponibilidade, entre outras, aprimoradas em relação aos IFAs comercializados atualmente, aplicando os conceitos de Engenharia de Cristais. As técnicas usadas para a caracterização de sólidos farmacêuticos foram a difração de raios X por pó (DRXP) e as análises térmicas, como a calorimetria exploratória diferencial (DSC) e a termogravimetria (TGA).

[1] Depression and Other Mental Health Disorders: Global Health Estimates. Geneva: World Health Organization (WHO), 2017.

Subárea Cristalografia

Sra Beatriz Rathge Miranda (Instituto de Física de São Carlos (IFSC)) Prof. Javier Alcides Ellena