Internalização da photodithazine em parede microbiana de candida albicans visando terapia fotodinâmica

Raphael Caface (São Carlos Physics Institute)

A terapia fotodinâmica é uma técnica utilizada na descontaminação microbiana e tratamento de infecções que consiste na união de um agente fotossensibilizante, luz no comprimento adequado e oxigênio para desencadear a geração de agentes citotóxicos.(1-2) A interação e ação da molécula Photodithazine® como fotossensibilizador (FS) em Candida albicans (CA) foi caracterizada. Experimentos de internalização temporal e espectral da PDZ em CA foram realizados por microscopia de fluorescência confocal com excitação por 1 (1P) e 2 fótons (2P), para determinar a captação de FS por CA. Demonstrando uma alta internalização induzida pela luz de excitação para FS. Essa indução pode ser realizada em baixas doses de luz 1P e 2P e favorece uma internalização homogênea do FS. Sugerimos a proposição de novos protocolos de PDT que insiram uma baixa dose de pré-iluminação durante o processo de incubação para melhorar a ação do FS com a parede microbiana. Experimente com excitação de luz de LEDs (600 nm). Neste estudo visando a viabilidade celular com doses contínuas de doses leves (dose única) e seriadas, as doses seriadas foram aplicadas para quantificar a exposição à luz em 1J.cm-² com intervalo escuro de 2 minutos. Os resultados demonstraram que o aplicativo serial promoveu maior entrada de FS na célula CA e mostrou morte celular mais precoce em comparação com a dose única do mesmo valor. Mais estudos serão realizados para prever o comportamento dessa internalização precoce da PDZ.

1 DEMIDOVA, T. N.; HAMBLIN, M. R. Photodynamic therapy targeted to pathogens. International Journal of Immunopathology and Pharmacology, v. 17, n. 3, p. 245–254, 2004.
2 CARMELLO, J. C.; DOVIGO, L. N.; MIMA, E. G.; JORGE, J. H.; COSTA, C. A. S.; BAGNATO, V. S.; PAVARINA, A. C. In vivo evaluation of photodynamic inactivation using Photodithazine® against Candida albicans. Photochemical & Photobiological Sciences, v. 14, n. 7, p. 1319–1328, 2015.

Subárea Óptica e Lasers

Raphael Caface (São Carlos Physics Institute)

Carolina Niro (São Carlos Physics Institute) Maria Luiza Vicente (São Carlos Physics Institute) Guimarães Francisco (São Carlos Physics Institute)