Avaliação da disseminação do gene blaKPC carreado em ambiente genético independente de Tn4401 em bactérias gram negativas

Geovana Vieira da Silva

A produção da Klebsiella pneumoniae carbapenemase (KPC) é um importante mecanismo de resistência aos carbapenêmicos, não somente em Klebsiella pneumoniae onde foi inicialmente descrita, mas também em outras bactérias da ordem Enterobacterales. Contudo, pouco se sabe sobre a disseminação do gene blaKPC nestas outras espécies. No Brasil, a enzima KPC foi relatada inicialmente em K. pneumoniae, no Recife, em 2006, mas atualmente se encontra disseminada pelo país, onde sua incidência tem aumentado significativamente. A mobilidade do gene blaKPC é predominantemente atribuída ao Tn4401, ambiente genético móvel encontrado mundialmente no qual o gene foi originalmente descrito, e aos plasmídeos conjugativos que o alberga. Portanto, o objetivo desse trabalho foi selecionar bactérias gram negativas do hospital Dr. João Lúcio Pereira Machado/AM, produtoras da enzima KPC, avaliar a ocorrência do gene blaKPC e estudar o ambiente genético que o carreia. Assim, 43 amostras bacterianas foram avaliadas quanto à viabilidade e ao perfil de resistência aos antibióticos da classe carbapenêmicos (Ertapenem, Meropenem e Imipenem) pelo método de disco difusão. Cerca de 59 % das bactérias apresentaram resistência a pelo menos um antibiótico dessa classe. Posteriormente, extraímos o DNA das amostras possíveis produtoras de KPC e, por PCR, identificamos o gene blaKPC e caracterizamos o ambiente genetico com primers baseados no Tn4401 previamente descritos(1)e no NTEKPC encontrado por nosso grupo em um estudo preliminar em K. penumoniae do mesmo hospital. Identificamos 10 bactérias Acinetobacter baumannii complex com o gene blaKPC, contudo nenhuma delas apresentaram os ambientes genéticos pesquisados. Portanto, este estudo demonstra a alta diversidade de elementos genéticos disponíveis abrigando blaKPC, enfatizando a continuada recombinação e evolução de plasmídeos.

1 NAAS, T. et al. Genetic structures at origin of acquisition of the β-Lactamase blaKPC gene.Antimicrobial Agents Chemother,v.52, n.4, p.1257-63,2008.

Subárea Cristalografia

Geovana Vieira da Silva Camila Boralli Prof. Ilana Lopes Baratella da Cunha Camargo (Instituto de Física de São Carlos, USP – Universidade de São Paulo)