5 – 9 de ago. de 2019
Fuso horário America/Sao_Paulo

Modelo experimental de descontaminação de rins para transplante

Não agendado
20m
Mestrado

Palestrante

Sra Loraine C. Goenaga Mafud (IFSC-USP)

Descrição

Atualmente, os percentuais de pedidos anuais de transplantes de órgãos estão aumentando e o Brasil não é exceção. Em 2018, a taxa de transplante foi de 2,4% abaixo de 2017, que foi de 16,6 transplantes por milhão de população (pmp). Além disso, os dados fornecidos pela Organ Procurement Organization e Rede de Transplantes afirmam um total de 120.000 pessoas na lista de espera de órgãos, um resultado preocupante e desproporcional entre a demanda de órgãos para transplante e o número de transplantes realizados.(1) Uma das causas desse problema é a contaminação de órgãos por patógenos que muitas vezes são resistentes a antibióticos e não podem ser usados para doação.(2) O objetivo do trabalho é projetar um modelo experimental para descontaminação de rins para transplante em humanos. Para realizar esta pesquisa, um modelo experimental de descontaminação de órgãos é proposto através do uso de técnicas ópticas, incluindo o uso de luz ultravioleta (UV) e/ou inativação fotodinâmica, associadas à perfusão de rins humanos de descarte (não viáveis para transplante humano) ex vivo. A perfusão será realizada a partir de uma adaptação de um sistema comercial de manutenção da viabilidade de rins durante transplantes a um sistema de descontaminação por perfusão que foi desenvolvido em nosso grupo, já testado em pulmões para transplante humano com sucesso.(3) Feita a adaptação, o modelo com rim de descarte ex vivo será investigado para avaliar a capacidade de descontaminação do órgão. Espera-se que, a partir disso, seja possível reduzir a carga microbiana do órgão, de modo a tornar órgãos que seriam descartados viáveis para utilização em transplantes humanos.

Referências

1 ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE TRANSPLANTES. Dimensionamento dos transplantes no Brasil e em cada estado (2011-2018). Registro Brasileiro de Transplantes RBTv.24, n.4,2018.94 p.
2 O’NEILL, J. Antimicrobial resistance: tackling a crisis for the health and wealth of nations.Review on Antimicrobial Resistance.Dec. 2014.
3 GALASSO, M. et al. Inactivating hepatitis C virus in donor lungs using light therapies during normothermic ex vivo lung perfusion. Nature Communications, v.10,p.481,2019.doi.org/10.1038/s41467-018-08261.

Subárea Física Médica
Apresentação do trabalho acadêmico para o público geral Sim

Autor primário

Co-autores

Dr. José D. Vollet Filho (IFSC-USP) Dr. Natalia M. Inada (IFSC - USP) Dr. Cristina Kurachi (IFSC-USP) Dr. Vanderlei S. Bagnato (IFSC-USP)

Materiais de apresentação

Ainda não há materiais