Caracterização de elementos genéticos móveis envolvidos na transferência do gene blaKPC em bactérias gram-negativas de origem clínica

A resistência aos antibióticos está alcançando níveis perigosamente altos em todas as partes do mundo. Infecções de uma lista crescente estão cada vez mais difíceis de serem tratadas, à medida que os antibióticos se tornam menos eficazes. Os β-lactâmicos são atualmente a classe de agentes antibacterianos mais utilizada e agem interrompendo a formação da parede celular bacteriana. As carbapenemases são enzimas com o maior espectro/potencial de degradação de β-lactâmicos e recebem esse nome por conferirem resistência aos antibióticos carbapenêmicos, pertencentes a classe dos penens, apesar de terem potencial para hidrolisar praticamente todos os β-lactâmicos. O gene blaKPC (beta-lactamase Klebsiella pneumoniae carbapenemase) codifica uma serina-carbapenemase que vem sendo descrita em várias Enterobacteriaceae.(1)Genes blaKPC foram descritos primeiramente no transposon Tn4401, ambiente genético ao qual se atribui a mobilidade do gene. Porém, alguns casos desses genes em outros ambientes genéticos estão sendo relatados e esses elementos vêm sendo denominados non-Tn4401 genetic element (NTEKPC).(2-3) Não se sabe ainda o impacto desta mudança de ambiente genético na disseminação deste gene de resistência, assim, nesse projeto de pesquisa serão analisadas bactérias gram-negativas que contenham gene blaKPC isoladas de infecções de pacientes hospitalizados para verificar o ambiente genético e a abrangência de NTEKPC. Pesquisamos a presença do gene blaKPC em bactérias gram negativas resistentes aos carbapenêmicos de diversas espécies provenientes do Hospital Risoleta Tolentino Neves (Belo Horizonte - MG) e observamos a ocorrência do gene em 75% (40/53) das amostras analisadas. blaKPC foi identificado em linhagens de Klebsiella pneumoniae, Escherichia coli, Providencia stuartii, Proteus mirabilis, Serratia marcescens, Pseudomonas aeruginosa e Enterobacter sp. Em seguida, investigamos o ambiente genético que carreia o gene blaKPC por reações de PCR com conjuntos de primers específicos para regiões do Tn4401 e de um NTEKPC identificado em um isolado clínico de Manaus estudado anteriormente no nosso grupo. A presença do Tn4401 foi identificada em apenas 5% das amostras (2/40), porém o NTEKPC não foi encontrado em nenhuma delas. Com isso, observa-se que Tn4401 não é o ambiente genético prevalente nas amostras deste hospital e mais experimentos são necessários para identificação e caracterização dos ambientes genéticos que estão carreando o gene nessas amostras. Em seguida, também serão caracterizados os plasmídeos abrigando os ambientes genéticos, analisando seus tamanhos, estabilidade, bem como o impacto da presença do plasmídeo no metabolismo das bactérias. Com os sequenciamentos do genoma de representantes de cada população clonal poderemos analisá-los genotipicamente, observar seus resistomas e identificar os fatores de virulência presentes.

1 ANDRADE, L. N.; DARINI, A. L. C. Bacilos gram-negativos produtores de beta-lactamases: que blablabla é esse? Journal of infection Control, v.6, n.1,p.16-25,2017.
2 NAAS, T. et al. Genetic structures at origin of acquisition of the β-Lactamase blaKPC gene. Antimicrobial Agents Chemothe,v.52, n.4, p.257-63,2008.
3 CHEN, L.et al. Carbapenemase-producing Klebsiellapneumoniae: molecular and genetic decoding. Trends in Microbiology, v. 22, n.12,p.686-696,2014.

Subárea Cristalografia

Camila Maria S. Boralli (Instituto de Física de São Carlos - Universidade de São Paulo) Geovana Vieira da Silva (Instituto de Física de São Carlos - Universidade de São Paulo/ Universidade Paulista) Prof. Ilana L. B. C. Camargo (Instituto de Física de São Carlos - Universidade de São Paulo)