Evolução dirigida com linezolida e tedizolida de Staphylococcus aureus resistente à meticilina (MRSA) e o impacto frente à sensibilidade de diversos antimicrobianos e à formação de biofilme

Mestrado

Srta Letícia Zenatti (Instituto de Física de São Carlos, USP)

A resistência bacteriana é considerada uma ameaça à saúde global, envolvendo altos custos financeiros. Staphylococcus aureus são bactérias comumente encontradas na microbiota humana, no entanto são patógenos oportunistas responsáveis por infecções recorrentes na comunidade e no ambiente hospitalar. (1) O tratamento de tais infecções, muitas vezes, torna-se um obstáculo devido a interações medicamentosas, problemas de toxicidade dos fármacos disponíveis no mercado e devido aos mecanismos de resistência.(1) Linezolida e tedizolida são antimicrobianos da classe das oxazolidinonas aprovados no Brasil pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) em junho de 2000 e dezembro de 2017, respectivamente, cujo mecanismo de ação é através da inibição da síntese proteica .(2) O objetivo do presente projeto é verificar se após realizado processos de evolução dirigida com cada um destes fármacos em uma linhagem de S. aureus há: 1) alteração da sensibilidade às oxazolidinonas e a outros antimicrobianos escolhidos e 2) alteração da capacidade de formação de biofilme. S. aureus SA43, uma bactéria da linhagem ST 5, de origem clínica, com resistência a meticilina, considerada de alto risco, previamente caracterizada pelo nosso grupo (3), será usada na evolução dirigida e será exposta à essas duas oxazolidinonas disponíveis no mercado. A exposição será in vitro por 34 dias consecutivos em paralelo para os dois fármacos em diferentes concentrações. O perfil de sensibilidade a diversos antimicrobianos das linhagens obtidas com a evolução dirigida será determinado por disco difusão ou por microdiluição em caldo, determinando a concentração inibitória mínima, seguindo as recomendações do CLSI (2018) e BrCAST, onde verificaremos se houve alterações com relação à amostra inicial. A capacidade de formação de biofilme será acessada pelo teste qualitativo com cristal violeta. Caso haja alteração de sensibilidade aos antimicrobianos testados, buscaremos por determinantes de resistência através de sequenciamento de genes codificantes das proteínas ribossomais L3, L4, L22 e do domínio V do 23S rRNA, já descritos na literatura, para verificação de mutações. O material genético será extraído, os genes de interesse serão amplificados por PCR, purificados e sequenciados pelo método de Sanger. Esperamos avaliar a facilidade de se obter mutantes resistentes a esses fármacos e, avaliar o impacto da exposição a estas oxazolidinonas frente a outros fármacos usados na clínica a partir de uma linhagem brasileira muito comumente encontrada nos hospitais de todo o mundo.

1 HOWARD, S. J.; HOPWOOD, S.; DAVIES, S.C. Antimicrobial resistance: a global challenge. Science Translational Medicine, v.6, n. 236,p.1-2, 2014. doi:10.1126/scitranslmed.3009315.
2 LOCKE, J.B.; ZURENKO, G.E.; SHAW, K.J.; BARTIZAL,l. K Tedizolid for the management of human infections: in vitro characteristics. Clinical Infections Diseases.v.58, supl.1, p.35-42., 2014. doi:10.1093/cid/cit616.
3 DABUL, A. N. G. et al. Resistance in In vitro selected Tigecycline-resistant Methicillin-resistant staphylococcus aureus sequence type 5 is driven by mutations in mepR and mepA genes. Microbial Drug Resistance, v. 24,n. 5,p.519-527, 2018. doi:10.1089/mdr.2017.0279.

Subárea Cristalografia

Srta Letícia Zenatti (Instituto de Física de São Carlos, USP) Srta Geovana Vieira da Silva (Universidade Paulista) Sra Andrei Nicoli Gebieluca Dabul (Instituto de Física de São Carlos, USP) Sra Ilana Lopes Baratella da Cunha Camargo (Instituto de Física de São Carlos)